Teste de ovulação: O que é? São confiáveis? Teste de ovulação caseiro.

É comum conhecermos pessoas que desejam engravidar, mas não conseguem, e muitas vezes isso pode estar acontecendo devido a um problema de ovulação ou por que ela está tentando engravidar fora do período fértil, por isso fazer um teste de ovulação pode ajudar a detectar se a mulher está ovulando normalmente e quando ela possui mais chances de engravidar.

Você também está tentando engravidar e não consegue? Já pensou em fazer um teste de ovulação? Sabe como ele funciona e se é confiável? Pois então leia esse artigo e tire todas as suas dúvidas a seguir!

O que é o teste de ovulação?

O teste de ovulação é um teste que pode ser adquirido na farmácia ou pode ser feito em casa, que possui como principal objetivo indicar quando a mulher está em seu período fértil e possui mais chance de conseguir engravidar.

Os testes de ovulação também poderão ser chamados de teste de fertilidade feminina, e eles são bem simples de serem feitos, podendo trazer resultados realmente muito satisfatórios.

teste de ovulação

Como funcionam os testes de ovulação?

O teste de ovulação de farmácia funciona de maneira bem simples, muito semelhantes com o teste de gravidez, que consiste em um bastão que deve entrar em contato com a urina ou com a saliva para que seja possível ver o resultado. Quando a mulher está em seu período fértil o bastão irá mudar de cor.

Para fazer o teste de ovulação através da urina, a mulher deverá mergulhar uma parte do bastão em um pouco de urina e esperar alguns segundos para ver se ele irá ou não mudar de cor. É essencial que a mulher leia a bula do teste para saber qual a cor que simboliza o período fértil.

Para fazer o teste através da saliva é necessário que a mulher apenas molhe o bastão com um pouquinho da sua saliva e aguarde alguns minutos até que o resultado seja visto.

Veja também o nosso artigo sobre a Tabelinha para Engravidar.

São confiáveis?

É comum surgir a dúvida se o teste de ovulação é confiável, e a resposta irá depender da marca do teste escolhido, pois nem todas são completamente confiáveis.

Se você comprar o teste de ovulação de uma marca renomada no mercado é possível dizer que ele realmente irá detectar se você está ou não no período fértil, pois eles funcionam através da identificação hormonal, visto que a mulher aumenta consideravelmente a quantidade de hormônio próximo ao seu período fértil.

A maioria dos kits possuem 5 bastões para que a mulher possa analisar durante alguns dias se a sua ovulação está próxima, e por isso eles são ainda mais seguros.

Teste de ovulação caseiro

Mas se você não possui um teste de ovulação de farmácia em casa, uma boa opção é fazer uso de um teste de ovulação caseiro, pois com ele você também poderá conseguir saber se está ou não em seu período fértil.

Para saber se você está no período fértil com o teste de ovulação caseiro você deverá analisar a temperatura basal, o muco cervical e a sensibilidade nas mamas, pois eles sofrem variações consideráveis quando a mulher está próxima ao período fértil.

  • Temperatura: Para saber seu período fértil através da temperatura a mulher deverá medir sua temperatura todos os dias, pela manhã antes mesmo de sair da cama. Quando o período fértil estiver se aproximando sua temperatura irá cair, após a ovulação a temperatura irá aumentar.
  • Muco cervical: Quando a mulher está no seu período fértil ela irá liberar mais quantidade de muco, sendo que ele será transparente e fluido, tendo um aspecto mais pegajoso, esse muco poderá estar semelhante a clara de ovo.
  • Sensibilidade nas mamas: Durante o período fértil também é comum que algumas mulheres sintam maior sensibilidade nas mamas, porém não são todas que sentem essa sensibilidade, por isso esse método não é tão eficiente para teste de ovulação.

aplicativo ovulação

Aplicativo para acompanhar a ovulação

E se você desejar ainda poderá fazer uso de um aplicativo para acompanhar a sua ovulação, assim conseguirá saber quais os dias do seu período fértil e qual é o dia que você está ovulando e que as chances de engravidar são maiores.

Um excelente aplicativo para você acompanhar sua ovulação é o “Meu Calendário Menstrual”, pois com ele você saberá a previsão para a próxima menstruação e o período em que suas chances de engravidar serão maiores. Para baixar esse aplicativo, acesse a play store do seu smartphone.

Ficou alguma dúvida sobre o teste de ovulação? Deixe um comentário!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *