Teste de gravidez: Caseiro, de farmácia, de sangue, saiba qual escolher!

Existem vários modelos e tipos de teste de gravidez, e na ansiedade por descobrir se está grávida ou não, pode ser difícil escolher qual deles fazer.

Muitas mulheres ainda têm medo de fazer o teste de gravidez de farmácia, que tem um nível de eficácia muito alto (bem perto dos 99% de eficácia do teste de sangue).

Além disso, a questão financeira também pode influenciar na sua escolha, já que alguns testes podem ser bem mais caros que outros.

Falamos no texto de hoje sobre os principais tipos de teste de gravidez para te ajudar a escolher o que atende melhor às suas necessidades.

Onde comprar?

Os exames de farmácia são vendidos em todas as farmácias e drogarias, e algumas vendem online e entregam a domicílio, para sua maior comodidade.

botao onofre

votao araujo

Preços

Os preços dos testes de gravidez podem variar bastante, tanto os de farmácia quanto os exames de sangue.

Alguns exames de farmácia são mais caros que os exames de sangue, e como é recomendado sempre fazer o exame laboratorial depois, talvez seja melhor esperar um pouco mais para fazer o exame de sangue e ter uma resposta mais certeira.

Para quem está fazendo tratamento e precisa fazer exames com certa freqüência, vale a pena pesquisar bastante para juntar economia e eficácia.

Teste de gravidez caseiro

O teste de gravidez caseiro é o menos eficaz de todos, mas é o mais antigo, e por muito tempo (muito antes de existir os testes de farmácia e o de sangue) esse era o método usado para saber se estava grávida ou não.

Existem vários tipos de teste de gravidez caseiro, mas vamos ensinar dois que funcionam do mesmo jeito, e que você pode usar com o que já tem em casa:

  • Faça xixi num potinho (desses de exame de urina) e misture um pouco de cloro. Se a mistura mudar de cor ou fazer borbulhas, o resultado é positivo.
  • Antes de dormir, faça xixi num potinho e coloque uma agulha no pote. Ao acordar, veja se a agulha mudou de cor. Se tiver mudado, o resultado é positivo.

Teste de gravidez de sangue

O teste de gravidez feito através do exame de sangue (Beta HCG) é o mais eficaz de todos eles, chegando a 99% de eficácia.

É importante dizer que existe o teste de gravidez de sangue que é quantitativo e o qualitativo.

O quantitativo fala em números, ou seja, a quantidade hormonal que vai dizer se o exame é positivo ou negativo, além de dizer de quanto tempo é a sua gravidez, enquanto o qualitativo só diz se é positivo ou negativo.

Como esses números podem dobrar a cada 48 horas, caso você tenha feito o exame de sangue muito cedo, pode dar um falso negativo, então se a dúvida persistir, o ideal é repetir o exame em alguns dias.

teste de gravidez

Saiba mais: No texto sobre Ultrassom Morfológico!! 

Teste positivo

Cada exame ou laboratório tem um parâmetro para dizer se apontar um teste de gravidez positivo e dizer de quanto tempo é a gravidez, mas esses dados sempre vem descritos na embalagem ou no exame, para você conseguir interpretar.

Caso esteja muito nervosa e fique confusa (o que é super normal nessas situações), peça ajuda para alguém de confiança ou algum profissional para te ajudar.

Em geral, o teste de gravidez dá positivo quando passa de 25mUI (quantidade de hormônios por ml de sangue).

Teste negativo

O teste de gravidez negativo é quando os níveis de hormônio no sangue estão abaixo dos valores indicados no exame de farmácia ou de sangue do laboratório escolhido.

Como falamos, essa quantidade de hormônios pode dobrar muito rapidamente, então, se você continuar com dúvidas, repita o exame para ter certeza do resultado.

Teste de gravidez de farmácia

Existe uma grande variedade de testes de gravidez de farmácia, com a eficácia e o valor que também variam bastante, e por isso, vale a pena fazer um exame de sangue depois, para confirmar um resultado negativo ou positivo.

Muitas mulheres escolhem fazer esse exame pela rapidez no resultado e pelo valor, ou até mesmo por medo de injeção ou por vergonha, mas apesar de algumas marcas terem uma eficácia tão alta quanto o teste de gravidez de sangue (Beta HCG), sempre indicamos confirmar com o exame laboratorial.

teste de gravidez

Sabe o que é Calculadora da ovulação? Veja aqui!

Esse teste é confiável?

Até mesmo os testes de gravidez caseiros têm um percentual razoável de eficácia (70%), mas o mais confiável mesmo é o teste laboratorial (teste de gravidez de sangue), que tem uma eficácia de 99%.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *