Tabelinha para engravidar: Como fazer? É confiável? Aplicativo.

tabelinha para engravidar

Se você sonha em ser mãe e não vê a hora de poder carregar seu bebê nos braços, provavelmente deve está procurando por métodos de engravidar não é mesmo? E com tantas opções fica até difícil escolher o melhor, por isso o ideal é pesquisar sobre todos para poder saber suas vantagens e  desvantagens, e é por isso que hoje nesse artigo eu irei falar um pouco sobe o método da tabelinha para engravidar, um dos métodos naturais mais usados pelas mulheres.

Você já ouviu falar no método da tabelinha? Sabe o que é e como funciona? Pois então esse artigo é para você, continue lendo e confira tudo sobre ele a seguir!

O que é a tabelinha?

A tabelinha é um método desenvolvido principalmente para a mulher que deseja engravidar de maneira rápida, pois esse método consiste em saber qual é o período fértil a fim de ter relações sexuais durante esse período e aumentar as chances de ter uma gravidez.

Na maioria dos casos, a tabelinha para engravidar é uma ótima opção, pois com ela será possível conseguir saber exatamente o dia do período fértil e da ovulação, o que fará com que as chances de engravidar aumentem consideravelmente.

Contudo é importante destacar que a tabelinha é boa para quem deseja engravidar, porém ela não é o método mais indicado para quem deseja prevenir a gravidez, pois não é totalmente seguro. Nesses casos, o mais indicado é fazer uso de outro método contraceptivo.

tabelinha gravidez

Como fazer tabelinha para engravidar?

Se você deseja engravidar e deseja usar o método da tabelinha para obter os resultados esperados, saiba que você poderá fazer sua tabelinha para engravidar de maneira bem simples para poder consultá-la sempre que desejar.

O primeiro passo para quem deseja montar uma tabelinha é anotar todas as informações do seu ciclo menstrual, como o dia que a menstruação veio, a duração do ciclo e o dia de ovulação (14° dia contando a partir do primeiro dia da menstruação).

Após ter todos os dados necessários você deverá pegar um calendário (ou fazer um) e marcar nele qual foi o dia que a menstruação veio. Se o seu ciclo for de 28 dias, conte 14 dias e marque novamente, pois esse é o dia da ovulação. Marque também 3 dias antes do dia de ovulação e 3 dias depois, pois esse será o seu período fértil, visto que a ovulação poderá variar conforme as alterações hormonais. E por último anote o final do seu  ciclo, que é quando a menstruação acaba.

Você deverá anotar esses dados por no mínimo 3 meses para conseguir saber se o seu ciclo realmente é regular tendo o período fértil apenas com pequenas variações. Depois de descobrir seu período fértil você deverá ter relações sexuais sem proteção durante esse período e as chances de você engravidar serão bem altas.

tabelinha de ciclos 28 e 32 dias

Tabelinha funciona para quem tem ciclo irregular?

Mas se você deseja usar a tabelinha para engravidar e possui o ciclo menstrual irregular, você precisará ter um pouquinho mais de paciência, pois será necessário no mínimo 6 meses para que você consiga ter certeza de quantos dias seus ciclos menstruais tem.

Anote todos os dados dos seus ciclos menstruais por 6 meses. Com os dados em mãos, separe o seu ciclo mais curto e o seu ciclo mais longo. Você deverá diminuir 18 dias do ciclo mais curto, com isso irá encontrar o 1° dia do seu período fértil. Depois você deverá diminuir 11 dias do seu período mais longo, assim irá obter o último dia do período fértil. Para engravidar com a tabelinha você deverá ter relações sexuais entre o primeiro e o último dia do período encontrado.

Para ciclo de 30 dias

a duração do ciclo das mulheres possui diferentes dias, algumas podem ter ciclos de 28 dias, de 21 ou de 30 dias, que são os mais comuns. Assim como existem os ciclos irregulares. Para quem deseja utilizar o método da tabelinha para engravidar, então é possível ir anotando as datas e assim definir qual a duração do seu ciclo, depois disso, você consegue fazer um cálculo mais certo sobre o seu período fértil, ovulação e qual é o momento com menor chances de engravidar.

Para as mulheres que têm ciclo de 30 dias o cálculo pela tabelinha funciona da seguinte maneira:

O primeiro dia da sua menstruação é o primeiro dia do seu ciclo, portanto, a partir desse dia, entre o 12º e o 15º dia do ciclo são os dias de ovulação, considerados como os mais férteis e que podem facilitar uma gravidez. Dois dias antes e dois dias depois da ovulação também são considerados férteis, mas existem uma média probabilidade de gravidez. Um exemplo prático: Se o primeiro dia da menstruação é no dia 1 do mês, então o seu período fértil será entre os dias 10 a 19, caso você tenha um ciclo de 31 dias. tabelinha para engravidar ciclo irregular

Tabelinha para ciclo de 21 dias

O ciclo de 21 dias é mais raro do que o de 28 ou 30 dias, principalmente para as mulheres que não fazem uso de nenhum tipo de pílula anticoncepcional. Mas se depois de fazer os cálculos da tabelinha você identificou que esse é o seu ciclo, agora é fácil definir os dias férteis para engravidar.

Os dias férteis de um ciclo de 21 dias começam no 7º dia após o início do ciclo e vão até o 14º dia. Por isso é importante anotar todos os dias de início do seu ciclo para saber quando é o dia da ovulação e os dias férteis, para ter uma maior probabilidade de engravidar.

Aplicativo

aplicativo tabelinha

Se desejar você poderá baixar um aplicativo de ciclo menstruação, assim ele já irá fazer todo cálculo para você e te dará seu período fértil, com isso será mais fácil para engravidar com a tabelinha. Alguns bons aplicativos são:

  • Calendário Menstrual
  • Clue Calendário Menstrual
  • Minha Ovulação
  • Engravidar

 

Vantagens e desvantagens da tabelinha para engravidar

Mas é claro que como qualquer outro método, a tabelinha  para engravidar também possui algumas vantagens e desvantagens. Confira a seguir!

Vantagens

  • A mulher conhece seu corpo
  • Não é necessário usar outro método conceptivo
  • Não precisa usar medicamentos

Desvantagens

  • É necessário disciplina para anotar todo o ciclo regularmente
  • Não protege contra doenças sexualmente transmissíveis
  • Não é eficaz para evitar a gravidez

Tabelinha para não engravidar

Quem não quer engravidar, pode usar a mesma tabelinha que mostramos acima, com a diferença que os dias mais seguros para uma relação sexual são os dias não férteis. Ainda assim, esse método não é 100% seguro e por isso não é recomendado para evitar a gravidez. Você pode até usar a tabelinha, mas é aconselhado usar outro método contraceptivo, como a camisinha, diu ou pílula anticoncepcional, que possuem maiores porcentagens de eficácia contra a gravidez.

Ficou alguma dúvida sobre a tabelinha para engravidar? Deixe um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *