Inseminação artificial: O que é e como funciona? Quanto custa? É possível fazer pelo SUS?

inseminação artificial

Muitos casais sonham em ter filhos, porém nem sempre eles são tão férteis como gostariam, e por isso mesmo com muitas tentativas ainda não consegue engravidar, assim fazer uso da inseminação artificial pode ser uma excelente opção.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar na inseminação artificial, mas você sabe o que é e como funciona esse tipo de procedimento? Sabe quando é indicada? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, pois nele eu irei falar tudo sobre a inseminação artificial, continue lendo e confira!

O que é?

A inseminação artificial é um procedimento clínico realizado em mulheres que desejam engravidar, mas não conseguem, seja por infertilidade do homem ou da mulher.

Para a realização da inseminação artificial é injetado espermatozoides no útero da mulher quando ela está em seu período fértil, assim durante a ovulação será mais fácil ocorrer a união dos gametas e consequentemente a formação do embrião.

Na maioria dos casos de infertilidade é possível fazer uso da inseminação artificial, e por isso a maioria dos médicos recomendam esse método para aumentar as chances de se conseguir a gravidez.

Como funciona a inseminação artificial?

fertilização in vitro fiv

Para ser feito a inseminação artificial é necessário a realização de um processo preparatório, por isso o homem deverá coletar um pouco do seu sêmen através da masturbação. Essa amostra deverá ser analisada no laboratório para que seja possível separar os espermatozoides. Caso seja necessária a doação de espermatozoides para realizar o procedimento, ele poderá ser retirado do banco de sêmen.

Durante o processo de preparação, a mulher poderá tomar alguns remédios que ajudem a aumentar a ovulação, conforme a orientação do médico. Durante a estimulação será necessário à realização de ultrassonografias para que possa fazer um acompanhamento dos folículos.

Assim que os folículos estiverem prontos para a inseminação artificial à mulher deverá tomar um medicamento que irá liberar os óvulos e no momento que começar a ovulação os espermatozoides poderão ser colocados no útero.

Para realizar o procedimento é inserido um bico de pato e um cateter fino na vagina da mulher, o posicionamento do cateter é feito por um aparelho de ultrassonografia. Normalmente os espermatozoides são depositados próximos às trompas, por trazer resultados mais satisfatórios.

Após 12 dias já será possível fazer o teste de gravidez para saber se a inseminação artificial deu certo.


Veja também o nosso artigo sobre a fertilização in vitro.


Valor

Muitas pessoas pensam que o processo de inseminação artificial é caro, porém esse é um grande erro. O preço de um processo de inseminação artificial pode variar conforme a clínica e o profissional escolhido para realizar o procedimento, mas em geral é possível dizer que esse valor poderá variar entre 1.500,00 e 3.000,00.

O ideal é que você faça uma pesquisa antes de escolher o local para realizar o procedimento, assim poderá encontrar o melhor custo/benefício.

inseminação artificial preço

Inseminação artificial pelo SUS

As mulheres que desejam fazer a inseminação artificial, porém não possuem condições financeiras para realizar o procedimento poderão recorrer ao SUS, pois em alguns casos é possível obter o procedimento integralmente ou parcialmente gratuito.

Contudo, para conseguir a inseminação artificial pelo sus é necessário estar em uma fila de espera e atender a alguns requisitos, como idade máxima, não ter doenças crônicas e participar de um curso que explique os riscos e as chances de sucesso do procedimento.

Além do mais, não são todos os estados que oferecem a inseminação artificial pelo SUS.

Por isso a nossa dica é pesquisar muito e recorrer ao posto de saúde mais próximo da sua casa para se informar mais.

Pode dar errado?

O casal que deseja ter um filho através da inseminação artificial deve saber que o procedimento pode dar errado, pois o tratamento depende da idade da mulher, das suas condições de saúde e vários outros fatores.

Por isso o ideal é que o casal esteja preparado para qualquer resultado, assim ele estará preparado para caso a inseminação artificial não dê certo.

inseminação

Quando é indicada?

A inseminação é indicada quando o casal possui problemas de infertilidade e por isso não consegue ter filhos, seja devido a uma alteração nos espermatozoides ou endometriose leve. Quem não possui problemas de infertilidade, mas deseja aumentar as chances de engravidar também poderá fazer uso desse procedimento.

Esse procedimento também é indicado para quem não possui espermatozoide em seu sêmen ou para casais homoafetivos. O exame para fazer a contagem e análise dos espermatozoides é o espermograma.

Ficou alguma dúvida sobre a inseminação artificial? Deixe-nos um comentário que em seguida responderemos você!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *