Infertilidade masculina: Principais causas. Tratamentos. Exames para identificar a infertilidade no homem.

infertilidade masculina

Muitas vezes o casal possui dificuldades para conseguir ter um filho, e é muito comum que algumas pessoas pensem que a infertilidade é da mulher, porém não é sempre que isso acontece. Estudos comprovam que cerca de 30% dos casos em que um casal não consegue ter filho é devido a infertilidade masculina, por isso o ideal é que o homem sempre faça exames para saber se ele é fértil.

Se você deseja saber um pouco mais sobre a infertilidade masculina, esse artigo é para você, continue lendo e confira a seguir tudo o que você precisa saber!

O que é

A infertilidade masculina é quando o homem não consegue por algum motivo chegar a uma reprodução humana. Estudos apontam que 30% dos casos em que os casais enfrentam dificuldades para engravidar são por esse motivo, e por isso é necessário realizar um tratamento adequado para acabar com a infertilidade.

Existem vários motivos que podem levar a infertilidade masculina, como doenças, má qualidade de vida, pouca quantidade de espermatozoides e muito mais, e saber o real motivo da infertilidade masculina é o primeiro passo para tratar esse problema.

Tratamentos para infertilidade masculina

Vários tratamentos poderão ser feitos para reverter à infertilidade masculina e o homem conseguir ter seu filho. Em alguns casos a cirurgia é uma boa opção, sendo que ela poderá ser feita para reversão da vasectomia ou até mesmo para realizar a coleta dos espermatozoides já do testículo.

Além do mais o homem também poderá optar por fazer uma fertilização in vitro. Mas o ideal é fazer um acompanhamento médico para que seja possível encontrar a melhor solução para esse problema.

Principais causas

As principais causas da infertilidade masculina são:

  • Doenças sexualmente transmissíveis;
  • Dificuldade na relação sexual com a parceira;
  • Varicocele;
  • Espermatozoides anormais;
  • Problemas na produção dos espermatozoides;
  • Azoospermia;
  • Pouca mobilidade dos espermatozoides;
  • Pouco número de espermatozoides (muito comum em homens mais velhos).

Além disso, vários outros problemas poderão acarretar na infertilidade masculina e por isso cada caso deve ser avaliado com um médico especialista em reprodução humana.

fertilização in vitro fiv

Espermograma

Uma das formas para se avaliar o sêmen e detectar o motivo da infertilidade masculina é através do exame de espermograma, também conhecido como análise seminal.

Nele é feita uma análise macroscópica onde são observadas algumas características do esperma, como por exemplo, viscosidade, volume, odor e PH.

Através desta análise macroscópica é possível observar a morfologia dos espermatozoides, para que assim seja identificado o problema que leva à infertilidade masculina.

Ainda que muitos pensem que o espermograma seja um exame simples, ele necessita de alguns cuidados que farão total diferença na hora dos resultados, pois se aplicado erroneamente poderá acarretar em problemas futuros que darão mais dor de cabeça e prejuízos aos casais.

Alguns dos cuidados que devem ser mantidos para a realização do espermograma são:

  • Estar de 3 a 5 dias sem ejacular;
  • Laboratório silencioso, discreto e confortável;
  • Utilizar materiais próprios para a realização do exame.

Caso estes cuidados não sejam levados a sério, o seu exame de espermograma poderá ter resultados violados.

infertilidade masculina

Varicocele

A varicocele é uma doença que atinge até mesmo 40% dos homens com infertilidade. É caracterizada pela dilatação das veias testiculares, ou seja, os vasos sanguíneos responsáveis pela drenagem do sangue.

A varicocele poderá ter início ainda na adolescência quando há uma incompetência das válvulas nas veias espermáticas e alteração da drenagem venosa, ou ainda por histórico familiar, como por exemplo, um pai ou avô com varicocele.

Muitas das vezes este problema só é observado quando chegado a vida adulta, por ser observado a dificuldade de ter filhos.

Azoospermia

Azoospermia é uma doença bastante preocupante para o casal, onde é diagnosticada através do espermograma. Nele o médico especialista irá observar dois fatores que poderão ter levado a azoospermia onde será dividida em dois tipos, obstrutiva ou não obstrutiva.

A azoospermia obstrutiva é um prognóstico menos preocupante, pois é observado que a causa da infertilidade é por motivo de obstrução no canal por onde sai o sêmen, sendo assim reversível por meio de cirurgia.

Já a azoospermia não obstrutiva é um caso mais preocupante, pois é observado que não há a fabricação de espermas no organismo masculino.

Ficou alguma dúvida sobre a infertilidade masculina? Deixe-nos um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *