Fertilização in vitro: O que é? Como é o procedimento? Quanto custa? Pode falhar?

fertilizacao in vitro

Nem sempre as pessoas que desejam engravidar conseguem, principalmente após certa idade, e por isso é necessário que elas optem por outros métodos para conseguir seu tão sonhado filho. Uma técnica para engravidar que está sendo muito usada nos últimos tempos é a fertilização in vitro que é realizada em clínicas especializadas e que ajuda a aumentar as chances de uma gravidez de sucesso.

Você já conhece a fertilização in vitro? Sabe o que é e como funciona? Ainda não? Então esse artigo é para você, continue lendo e confira a seguir!

O que é a FIV?

A fertilização in vitro conhecida por “FIV”, ou bebê de proveta, é um tratamento de reprodução humana realizado em clínicas especializadas.

A fertilização in vitro é o tratamento mais indicado para casais que tentam engravidar e não conseguem após ter tentado vários outros métodos, já que se trata de um tratamento um pouco complexo. Sendo assim ela é indicada principalmente para os casais que possuem mais de 35 anos e já estão tentando engravidar a algum tempo sem sucesso.

Este tratamento consiste em realizar a fecundação do óvulo com o espermatozoide no laboratório in vitro, ou seja, em uma reprodução assistida, para que todos os detalhes sejam observados a partir de um profissional especializado na área. Após o correto desenvolvimento do embrião, é feito a transferência do mesmo para o útero materno para que assim seja possível confirmar ou não a gravidez.

fiv fertilização

Como funciona?

Para entender melhor como funciona a fertilização in vitro, veja a seguir o passo a passo de como ela é feita.

  1. O primeiro passo a ser feito é a realização dos exames, onde será diagnosticado todo o problema do casal. Através desses exames o médico irá confirmar ou não se o melhor caminho para engravidar é mesmo a fertilização in vitro.
  2. Sendo confirmado que o melhor tratamento para engravidar é a fertilização in vitro será iniciado a medicação que é feita através de injeções subcutâneas, que é feita em média de 8 a 9 dias. Esta medicação é feita para a estimulação ovariana, para que assim o espermatozoide possa ser fecundado sem muitos problemas.
  3. Após os óvulos receberem correta estimulação é feita a sua retirada através de uma agulha de punção. Após realizar este processo que não demora mais do que 30 minutos, os óvulos são encaminhados para a clínica de fertilização.
  4. Agora é a hora de fazer a retirada dos espermatozoides, para isso o homem se direciona até a clínica, onde é feita uma seleção dos melhores espermatozoides, posteriormente sendo encaminhados para o laboratório.
  5. A partir deste momento todo o processo de fertilização in vitro é feita pelo biólogo, que será responsável por colocar o óvulo e o espermatozoide para fecundar, com todo o processo sendo observado.
  6. Em média cinco dias após ter sido fecundado, é feito a transferência dos embriões para o útero materno. O processo dura exatamente estes cinco dias, pois os embriões ainda estão na fase de blastocistos, sendo assim o melhor momento para a realização do procedimento.
  7. Cerca de 12 dias após ser feita a transferência dos embriões para o útero materno, é feito o teste de gravidez para ver se a fertilização in vitro deu ou não certo.

fertilização in vitro fiv

Valor da fertilização in vitro

O preço para realizar a fertilização in vitro pode variar de pessoa para pessoa, conforme a idade da mulher, a clínica escolhida para realizar o procedimento e vários outros fatores. Em geral é possível encontrar esse valor a partir de R$5.000,00.

Faz pelo SUS?

Se você deseja fazer a fertilização in vitro e não possui condições financeiras para isso, você poderá fazer o procedimento pelo SUS, que poderá ser completamente ou parcialmente gratuito.

Mas é preciso lembrar que para fazer o procedimento pelo SUS a mulher deverá ter uma idade máxima e participar de uma longa fila de espera.

A FIV é um procedimento indicado?

A fertilização in vitro é um processo complexo, mas ela é sim indicada para as mulheres que estão tentando engravidar a mais de um ano e não conseguem.

Pode falhar?

Ao contrário do que muitas pessoas imaginam a fertilização in vitro pode falhar, por isso os pais que desejam utilizar esse método para engravidar precisam estar bastante orientados por uma equipe capacitada, pois esse método não irá garantir a gravidez, embora as chances sejam muito altas.

Veja também um vídeo falando um pouco mais sobre a FIV:

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *