Calculadora da ovulação: Como funciona? São confiáveis? Aplicativos e dicas!

calculdora da ovulação

As mulheres que sonham em ser mãe, ou mesmo que desejam evitar a gravidez no momento, precisam conhecer bem o seu ciclo menstrual e o seu dia de ovulação, que é o dia em que ela possui mais chances de engravidar. Muitas pessoas não sabem quando é o seu período fértil, e por isso fazer uso da calculadora da ovulação pode ser uma ótima opção.

Você sabe o que é a calculadora da ovulação e como ela funciona? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue lendo e confira a seguir tudo sobre ela!

O que é a calculadora da ovulação?

Quando a mulher conhece o seu ciclo menstrual e sabe quando é o seu período fértil, ela consegue saber quando está com mais chances ou não de engravidar. Porém não são todas as mulheres que fazem esse acompanhamento do ciclo, e por isso quando elas desejam saber o dia de ovulação, fazer uso de uma calculadora online pode ajudar, e é para isso que serve a calculadora da ovulação.

Com a calculadora da ovulação a mulher consegue saber o dia que ela possui maior chance de engravidar, que é quando o óvulo é liberado. Além do mais, algumas calculadoras ainda possuem uma previsão do dia da ovulação para os próximos meses, assim ficará mais fácil para a mulher saber quais serão os prováveis períodos férteis seguintes.

Como funciona?

O funcionamento da calculadora da ovulação é bem simples, pois todo o calculo é feito automaticamente.

A mulher deverá apenas inserir o dia em que sua última menstruação veio e quantos dias que o seu ciclo dura, feito isso a calculadora da ovulação irá fazer o cálculo de todo o seu período fértil e o dia da próxima ovulação.

Além do mais, alguns modelos de calculadora da ovulação possuem qual é a probabilidade da mulher engravidar em cada um dos dias do período fértil, assim quem deseja engravidar deverá tentar principalmente nos dias em que as chances são maiores.

Mas é importante falar que se você deseja não ter filhos o método da tabelinha não é considerado o mais seguro já que o ciclo pode ter alterações.

calculadora da ovulação aplicativo

Aplicativo

Existem muitos aplicativos que são excelentes para quem deseja saber qual é o dia do período menstrual, pois com esses aplicativos é possível que a mulher consiga ter em seu smartphone todas as informações do seu período fértil para acessar sempre que desejar.

Existem ainda as calculadoras da ovulação que possuem os resultados em gráficos, assim é necessário apenas observar bem a legenda para conseguir entendê-lo corretamente.

Um excelente aplicativo que nós indicamos é “Calculadora da Minha Ovulação”, pois com esse aplicativo você irá saber o dia da ovulação, os dias férteis e ainda qual será a data do nascimento do seu bebê se você já estiver grávida.

Ao baixar esse aplicativo você terá todo o seu histórico salvo para consultar sempre que desejar, poderá compartilhar com seus amigos ou imprimir. Contudo esse aplicativo só está disponível para IOS.

Se desejar ter um aplicativo mais completo, uma boa opção são os aplicativos de calendário menstrual, pois com eles você poderá ter várias informações do seu ciclo que vão muito além do dia da ovulação. Alguns desses aplicativos ainda possuem um alerta para te avisar quando a menstruação ou o período fértil se aproximam. E a maioria deles está disponível para android.

Algumas opções são:

  • Calendário Menstrual
  • Gestor Período Pro
  • OvuView

Alô bebê

Uma excelente calculadora da ovulação pode ser encontrada no site do Alo bebê, pois com ela você irá precisar apenas colocar o dia da última menstruação e o número de dias do ciclo, depois é só clicar em calcular que sairá o resultado do dia da sua ovulação e demais dias do período fértil, e o melhor, sem precisar baixar nenhum programa.

A mulher que desejar ainda poderá fazer um cadastro no site, assim sempre que estiver logrado seu usuário será possível ver todo o seu histórico menstrual e de ovulação.

3 ciclos

Além das calculadoras de ovulação mencionadas anteriormente, também temos a calculadora 3 ciclos, que irá dar o período de ovulação conforme os dados das últimas menstruações.

Para usar esse tipo de calculadora a mulher deverá saber qual foi a data de início dos três últimos períodos menstruais e a calculadora irá dizer quais são os dias férteis, o dia da ovulação e até mesmo a estimativa de data para a próxima menstruação.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a calculadora da ovulação? Deixe um comentário que em seguida responderemos você!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *