Xixi na cama: Até que idade é normal? Entenda se é um problema ou não!

Xixi na cama

Quem tem filhos pequenos sabe que é sempre necessário estar atento ao que é ou não normal na sua idade. Isso por que as crianças pequenas ainda têm dificuldades de conseguir distinguir o certo do errado, e por isso muitas vezes fazem coisas que não deveriam. Uma das grandes dúvidas que as mamães costumam ter sobre as crianças é em relação ao xixi na cama, pois não sabem até quando é normal, nem como podem fazer para evitar que a criança faça isso.

E pensando em ajudar as mamães a acabar com essas dúvidas que eu desenvolvi esse artigo de hoje, para falar um pouco sobre o assunto. Então se você tem dúvidas sobre esse assunto, continue lendo e confira tudo a seguir.

É normal que as crianças façam xixi na cama?

Muitas pessoas ficam se perguntando se é normal ou não as crianças fazerem xixi na cama, sendo que muitas pessoas gostam de julgar esse ato e de dizer que isso não é normal, porém elas estão muito enganadas.

As crianças não fazem xixi na cama simplesmente por que querem. Esse é um ato que elas não irão conseguir impedir até certa idade. É importante que os pais tenham em mente que o problema não incomoda apenas a eles, às crianças também ficam bastante incomodadas com isso.  Acordar toda molhada e ainda sentir a reprovação dos seus pais, pode ser bastante incômodo. Por isso é muito importante não criticá-las nessa hora.

É claro que os pais devem usar o bom senso, por que podem existir algumas crianças mais velhas que não se seguram por pirraça, por isso eles precisam conseguir separar quando é normal de quando é um ato consciente da criança.

Até que idade isso é normal?

Fazer xixi na cama é um ato normal em crianças muito pequenas, principalmente até os cinco anos, pois nessa época o controle miccional da criança ainda não está completo e por isso a criança não consegue segurar o xixi.

Mas é importante que os pais estejam sempre alerta, pois se esse problema continuar ocorrendo com frequência após essa idade, pode ser que a criança esteja com algum tipo de problema. Por isso consultar um médico especialista no assunto é fundamental.

Além do mais, sempre que for levar a criança ao médico é importante que os pais contem  que a criança passa por isso, pois assim eles poderão fazer uma analise para saber se ela não possui nenhum tipo de problema.

Xixi na cama

Pode significar algum problema?

O assunto causa muita polêmica entre os pais, pois alguns acreditam que isso pode ser sinal de algum problema, enquanto outros pensam que pode ser ocasionado por pirraça da criança ou involuntariamente. E todos estão certos.

Pode ser sim que a criança faça xixi na cama devido a algum problema que ela possua, porém na maioria dos casos não é isso que ocorre.  Como já foi mencionado acima, a criança possui muita falta de controle da sua micção quando ainda é muito pequena.

O ideal é que os pais analisem com qual frequência o problema está ocorrendo e consulte um médico.

Como minimizar a ocorrência do xixi na cama?

Se o seu filho já está crescendo e ainda possui esse hábito, saiba que isso nem sempre é normal. Por isso o ideal é que você tome algumas atitudes simples, mas que podem fazer toda a diferença, como:

  • Evitar deixa-lo tomar líquidos à noite

Muitas famílias possuem alguns hábitos que inclui uma grande ingestão de líquidos à noite, e isso pode influenciar muito para que a criança faça xixi na cama.

  • Coloque a criança para usar o banheiro antes de deitar

Quando a criança faz xixi antes de se deitar, sua bexiga irá esvaziar com isso as chances de não se segurar serão muito menores.

  • Fazer xixi a cada 3 horas

Para as crianças que ainda são pequenas, uma dica é ensiná-la a ir no banheiro várias vezes ao dia, mesmo que ela não diga que está com vontade, pois muitas vezes elas acostumam  ir apenas quando estão apertadas e isso pode fazer com que não consigam segurar quando estão dormindo.

Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *