Vasectomia: Como funciona? Tem revesão? Faz pelo SUS?

Quando o homem deseja evitar uma gravidez indesejada, ou não quer mais ter filhos por já ter alguns, é muito comum que ele opte por fazer uma vasectomia, assim poderá ter relações sexuais e não irá correr risco de ser pai. Contudo, muitas pessoas ainda não conhecem a vasectomia ou não sabem como funciona o procedimento, e por isso acaba deixando de fazê-la.

Se você tem dúvida sobre a vasectomia, esse artigo é para você, pois a seguir eu irei falar tudo o que você precisa saber sobre ela.

O que é?

A vasectomia é uma das opções de método contraceptivo para o homem, e consiste em um processo de esterilização feito cirurgicamente.

Se você se assustou com o termo cirurgicamente, não se preocupe a vasectomia é um processo cirúrgico muito simples, que pode inclusive ser realizado em uma clínica especializada comum.

Em termos de segurança, trata-se do melhor método contraceptivo existente, porém em alguns casos pode tornar o homem infértil.

Como funciona a Vasectomia?

No sistema reprodutor os espermatozoides são produzidos em tubos encontrados no interior dos testículos, onde após serem produzidos, os espermatozoides são conduzidos por meio de canais até chegar ao epidídimo duto microscópico onde passam para que adquira mobilidade e então possam ser conduzidos até a uretra e saia na ejaculação.

Neste processo final quando os espermatozoides ganham mobilidade saindo dos epidídimos e se dirigindo até a uretra, ele passa por um tubo chamado de canal deferente, que é onde é feito o processo cirúrgico da vasectomia.

Considerado uma cirurgia simples a vasectomia é feita com anestesia local e muitas vezes é realizada no próprio consultório médico, consistindo em fazer uma pequena retirada dos dois canais deferentes, e uma “amarração” deles, para que assim a circulação dos espermatozoides seja interrompida antes mesmo de chegar até o pênis onde seriam ejaculados.

Deste modo a vasectomia ainda que torne o homem estéril não interfere na produção dos seus hormônios, porém o procedimento ainda pode deixar o homem infértil, pois embora tenha espermatozoides pode acontecer deles não estarem em boa qualidade para que seja possível concretizar uma gravidez.

vasectomia

Leia mais: Tudo sobre Espermograma!

Esse procedimento faz pelo sus?

Assim como o processo cirúrgico de laqueadura das trompas, processo similar dirigido às mulheres para método contraceptivo definitivo, a vasectomia pode ser feita de forma gratuita através do SUS, porém é preciso que o candidato atenda há 2 requisitos mínimos que incluem, idade superior a 25 anos e ter pelo menos dois filhos.

Para homens que desejam fazer esse procedimento com idade inferior a 25 anos ou que não tenham dois filhos pelo menos, é preciso procurar uma clínica particular para que assim seja feito todo o procedimento sem a necessidade de nenhum requisito.

Vasectomia tem reversão?

Na maioria dos casos ela  pode sim ser revertida, já que o processo consiste simplesmente na ligadura dos canais deferentes explicados anteriormente.

No entanto, o sucesso para ter filhos novamente irá depender de cada caso e do tempo que o homem passou com a vasectomia, pois mesmo que seja feito a ligadura dos canais deferentes, após determinado tempo o corpo humano começa a produzir anticorpos que eliminam os espermatozoides produzidos enquanto a vasectomia estava ativa, e isso pode prejudicar a qualidade dos espermatozoides produzidos novamente após o processo de reversão, dificultando o processo de gravidez.

Precisa de autorização para fazer?

O homem casado precisa de autorização da sua esposa para conseguir fazer o procedimento.

Causa impotência?

Não há riscos de ficar impotente após a cirurgia de vasectomia, pois o processo cirúrgico se dirige somente aos canais deferentes dentro do testículo, não afetando o pênis.

Em algumas vezes pode ocorrer casos de ansiedade dificultando a ereção, principalmente nas primeiras semanas após a realização da vasectomia, mas nada diretamente ligado à vasectomia.

Vasectomia deixa cicatriz?

Ao fazer a cirurgia de vasectomia o homem não terá nenhuma cicatriz aparente, por isso ele pode realizar o procedimento sem medo.

vasectomia

Cuidados antes

Antes de realizar a vasectomia o homem deverá tomar alguns cuidados, como:

  • Realizar exames para descobrir possíveis problemas de saúde
  • Fazer jejum por no mínimo 4 horas.

Valor do procedimento

O preço pode variar conforme a clínica escolhida para realizar o procedimento e a região onde você se encontra, mas em geral ele custa entre 1500 e 2000 reais.

Ainda tem alguma dúvida? Deixe um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *