Vacina BCG: Entenda a importância dessa vacina para a saúde do seu bebê!

As vacinas são muito importantes para que nós possamos evitar várias doenças. Mas com tantas vacinas que precisamos tomar, nem sempre sabemos para que serve e nem quais doenças estamos prevenindo, apenas tomamos por que nos dizem ser necessário. Uma das vacinas mais populares no Brasil é a Vacina BCG.

Você sabe o que é a vacina BCG e para que ela serve? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue conosco e confira a seguir tudo sobre ela!

O que é?

BCG é a sigla para Bacillus Calmette-Guérin, sendo que essa é uma vacina desenvolvida para prevenir a tuberculose, que é uma doença muito grave que pode atingir os órgãos do corpo.

A tuberculose é uma que pode ser transmitida pelo ar, por isso é fundamental que a pessoa tome a vacina BCG a fim de prevenir essa doença.

A vacina BCG é uma vacina indicada principalmente para crianças de até 5 cinco anos, sendo que ela não é muito indicada para adultos.

Ela é considerada uma vacina obrigatória e que deve ser tomada por todas as pessoas o mais rápido possível para que não haja riscos de contaminação com a doença.

Serve para que a vacina BCG?

Conforme mencionamos acima, a BCG serve para ajudar a evitar que uma pessoa tenha tuberculose, sendo que essa vacina é distribuída pelo SUS a fim de tentar evitar um surto da doença.

O ideal é que essa vacina seja tomada principalmente por recém-nascidos.

Além do mais, a vacina BCG também poderá ser tomada por crianças que possuem HIV e não apresentam sintomas ou por crianças filhas de pessoas soropositivas assintomáticas.

Embora a BCG seja indicada apenas para crianças de até 5 anos, ela também deverá ser tomada por crianças com 6 e 7 anos que ainda não tomaram a vacina em casos de surto da doença em alguma região.

vacina bcg

Leia mais: Todas as informações sobre a Meningite!

Quantas doses se deve tomar?

A vacina BCG é uma vacina que deve ser tomada em dose única, sendo que ela deve ser tomada pelo recém-nascido, pois quanto mais rápida ela for tomada, menores serão as chances de contração da doença.

A vacina previne quais doenças?

A BCG irá prevenir a tuberculose, que é caracterizada como uma doença infectocontagiosa que ataca principalmente os pulmões, mas que também poderá chegar a atacar outros órgãos como os rins, meninges e os ossos.

A tuberculose é uma doença contagiosa e que pode ser passada de pessoa para pessoa, por isso é necessário evitar o contato com pessoas que possuem a doença se você ainda não foi vacinado.

Alguns dos sintomas dessa doença são a tosse seca, perda de apetite, emagrecimento e fraqueza.

Em casos mais graves da doença pode ser que a pessoa apresente tosse com sangue. O tratamento dura cerca de 6 meses.

Vacina BCG dói?

A vacina BCG é aplicada através de uma agulha bem fininha, por isso ela costuma gerar apenas uma ardência no local da aplicação, por isso na maioria dos casos pode ser que não cause uma dor muito forte na pessoa.

Mas é importante destacar que cada pessoa possui uma sensibilidade diferente, por isso pode ser que algumas sintam mais dor do que outras quando tomar essa vacina.

Até quando tomar?

O ideal é que essa vacina seja tomada o mais rápido possível, sendo que a indicação é principalmente para recém-nascidos, para que eles já fiquem protegidos antes mesmo de ter contato com outras pessoas.

No entanto, se por algum motivo a vacina não for tomada no primeiro dia de vida ela poderá ser tomada até os 5 anos de idade.

vacina bcg

Já ouviu falar no HPV? Clique aqui e saiba mais!

Essa vacina pode dar reações?

Sim, a vacina BCG pode trazer algumas reações, porém elas só costumam aparecer algumas semanas depois de sua aplicação. As reações mais comuns são uma leve inflamação no local onde foi aplicada e saída de secreção.

Algumas crianças podem apresentar sintomas mais intensos, embora seja raro, como uma ferida maior e o aparecimento de íngua na região das axilas.

Nesses casos é necessário consultar um médico para que ele possa passar um antibiótico para acabar com os sintomas.

Além do mais, essa vacina também irá deixar uma  cicatriz no local da aplicação.

Ainda ficou alguma dúvida sobre a vacina BCG? Deixe um comentário que responderemos você assim que for possível.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *