Refluxo em bebê: Saiba como identificar, o que fazer e como funciona o tratamento!

Um problema de saúde comum em bebês é o refluxo. Normalmente, pode ser apenas uma situação esporádica, mas, em algumas situações, é necessário fazer um tratamento para que o bebê consiga ter uma qualidade de vida melhor. Nos tópicos a seguir você vai ter todas as informações a respeito do refluxo em bebê. As causas, os sintomas, os tratamentos e tudo que você precisa saber. Confira!

Refluxo em bebê tem cura?

A principal dúvida de pais e mães com bebês com problema de refluxo é se tem cura ou não para essa questão. A resposta é positiva, tem tratamento e também tem cura.

Tudo vai depender da causa do refluxo. Na maior parte das vezes é bem simples, basta tomar alguns cuidados, como amamentar por menos tempo, não balançar o bebê, colocar para arrotar por 30 segundos após cada mamada, etc.

Esses são os casos mais comuns de refluxo em bebê, que ocorre durante os seis primeiros meses de vida. Porém, pode ser também um problema gastrointestinal da criança que precisa ser tratado com remédio e há também essa possibilidade de tratamento.

O último e mais difícil é a necessidade de cirurgia no canal do esôfago para que a criança consiga ter uma qualidade de vida boa. Pode acontecer, mas é uma situação bem rara. Normalmente, com mudança de hábitos ou remédios já fica resolvida a questão.

Como identificar?

refluxo em bebe

O refluxo tem como consequência o vômito, no caso do bebê é o golfo, que é aquele pequeno vômito do leite materno que é até normal acontecer uma vez ou outra.

Outros sinais também mostrar a possibilidade de refluxo, além dos vômitos constantes. A criança com sono agitado, dificuldade para mamar em conjunto com choro e irritação, rouquidão, dificuldade para ganhar peso e até inflamação no ouvido pode ser sinal de refluxo em bebê.

De qualquer forma, se os golfos forem muito frequentes, mesmo com você seguindo as recomendações de diminuir a mamada, fazer a criança arrotar, ficar sem balançar, leve ao médico, para fazer os exames e descobrir se existe algum problema gastrointestinal que possa está fazendo com que a criança tenha esse refluxo.

O que fazer?

O primeiro a se fazer é a mudança de hábitos. 5 minutos é tempo mais que suficiente para uma criança mamar. Depois disso, levante-a, coloque com a cabeça em cima do seu ombro e dê tapinhas bem leves nas costas para que ela arrote por uns 30 segundos. Agora deixe a criança quieta, sem balançar, deitada de lado ou sentada e espere para ver se ela vai golfar ou não.

Caso ela não golfe, é sinal de que o problema do refluxo era apenas os hábitos equivocados, mas se ela vomitar, passar mal, ficar irritada, pode ser um problema estomacal, aí o melhor é levar ao médico, fazer os exames e iniciar o tratamento.

Refluxo dói?

Tudo depende do problema que o bebê tem. Alguns desses problemas podem causar dor ou irritação no estômago, esôfago, intestino. Mas, na maior parte das vezes, é apenas uma questão simples que não causa dor.

Qual o tratamento indicado?

O primeiro tratamento é a mudança de hábitos. Se não der certo, o médico vai fazer os exames e definir se precisa da criança tomar medicamentos para o refluxo ou se é necessário uma cirurgia no esôfago.

Quais são as causas?

A principal causa do refluxo é que o estômago do bebê não aguenta a quantidade de leite que é dada para ele, é muito pequeno ainda, então, se não cabe no estômago, ele devolve para fora.

Porém, podem ter outras causas além do tamanho do estômago do bebê. Algum problema no desenvolvimento dos órgãos digestivos, ou alguma lesão no esôfago, enfim, tudo que pode ser examinado e também tratado.

Quais são os sintomas?

refluxo em bebê sintomas

Os sintomas e os sinais são os mesmos: sempre golfar depois da amamentação, sono agitado, dificuldade para mamar, irritação, choro, rouquidão, não ganhar peso e inflamações no ouvido.

Ocorre até quantos meses?

O mais comum é até seis meses ter o refluxo que é natural, que acontece com todos os bebês, mas isso vai depender da causa do refluxo.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre refluxo em bebê, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *