Ovário policístico: Quais são os sintomas? E o tratamento? Causa infertilidade?

Ao contrário dos homens, a mulher não é fértil a vida toda, ela possui uma fase de sua vida em que é reprodutiva, e se não possuir nenhum tipo de problema, essa é  fase que ela consegue engravidar. No entanto, existem muitas doenças que podem afetar a mulher nessa fase, como por exemplo, o ovário policístico.

Conhecer e entender o que é ovário policístico é essencial, pois só assim as pessoas poderão diagnosticar se possuem esse problema e realizar o devido tratamento a fim de reverter esse quadro. Se você deseja conhecer mais sobre esse problema, continue conosco!

O que é?

A síndrome do ovário policístico consiste em uma disfunção hormonal que muitas mulheres têm durante o seu período reprodutivo.

Quando a mulher possui esse problema ela irá produzir muito mais hormônios masculinos, assim ela irá sofrer um desequilíbrio hormonal que poderá afetar a sua fertilidade.

Além do mais, a mulher também poderá ter mais chances de ter cisto no ovário, visto que eles são mais propícios a aparecer quando existe algum problema nos hormônios do ovário.

Ainda não existem comprovações do que causa esse problema nas mulheres, porém é importante que a mulher fique atenta aos principais sintomas, pois quanto mais rápido a doença for descoberta, maiores serão as chances de que a mulher não tenha complicações graves.

Sintomas do Ovário policístico

Os sintomas do ovário policístico poderão aparecer assim que a mulher ter a sua primeira menstruação ou poderão aparecer mais tarde em sua vida, e embora seus sintomas possam variar de pessoa para pessoa, ficar de olho neles é fundamental para que seja possível diagnosticar a síndrome ainda no começo.

Os principais sintomas são:

  • Menstruação desregulada com períodos menstruais longos ou intervalos prolongados.
  • Excesso de hormônios masculinos
  • Surgimento de pequenos cistos no ovário
  • Acnes
  • Calvície
  • Excesso de pelos faciais

Ao surgirem os primeiros sintomas é essencial que as mulheres consultem um médico para que seja possível detectar se ela possui ou não essa doença.

ovário policístico

Mais conteúdo no texto sobre Mioma e Gravidez!

Tratamento para essa síndrome

O ideal é que a mulher consulte um médico assim que ela começar a ter ciclos menstruais muito irregulares para que o médico possa fazer os exames necessários e descobrir se ela possui ou não a síndrome dos ovários policísticos.

O tratamento para a síndrome dos ovários policísticos é desenvolvido para tentar acabar com os principais problemas que a síndrome pode trazer que é a infertilidade, obesidade e surgimento de acnes.

Nesses casos o tratamento consiste em medicamentos para:

  • Reduzir os níveis de glicose no sangue
  • Induzir a ovulação
  • Reduzir o crescimento de pelos excessivos
  • Regular o ciclo menstrual

Causa dor?

Na maioria dos casos as pessoas que possuem ovário policístico não costuma apresentar dor, mas se a mulher começar a apresentar algum tipo de dor é imprescindível que ela consulte um ginecologista ou clínico geral imediatamente para que seja possível fazer o tratamento adequando.

Ovário policístico engorda?

Muitas mulheres ficam em dúvida se o ovário policístico faz a mulher engordar, e a resposta é sim, essa doença altera a função hormonal da mulher e por isso possui como um dos seus principais sintomas o ganho de peso.

O ideal é que a mulher comece a fazer um tratamento médico usando alguns medicamentos que ajudem a prevenir a obesidade.

Além do mais, fazer atividades físicas frequentes e ter uma alimentação balanceada é fundamental para evitar a obesidade.

Causa infertilidade?

Se a mulher não realizar o tratamento para a síndrome dos ovários policísticos o mais rápido possível ela poderá sim possuir infertilidade, pois terá uma alteração hormonal e uma grande produção de testosterona, o que irá afetar significativamente a sua ovulação.

Mas ao realizar o tratamento adequado é possível que a mulher reverta esse quadro e volte a ser fértil.

ovário policístico

Alimentação indicada

Possuir uma alimentação saudável é essencial para as mulheres que possuem o ovário policístico, por isso o ideal é que elas consultem um nutricionista para que ele possa passar uma boa dieta que ajude a melhorar esse quadro.

Alguns alimentos que devem ser incluídos na alimentação são:

  • Batata doce
  • Salsinha
  • Ovos
  • Aveia
  • Abacate
  • Couve
  • Espinafre
  • Mandioca
  • Inhame

Ao acrescentar esses alimentos em sua dieta seu tratamento terá efeitos muito melhores.

Ainda ficou alguma dúvida? Então deixe um comentário que  assim que for possível nós responderemos você!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *