O bebê precisa beber água? Descubra quando é necessário!

bebê tomando água

Quando um bebê nasce à mãe fica preocupada com cada detalhe para que tudo seja perfeito e ele cresça com saúde. Os primeiros meses são os mais delicados, principalmente para as mamães de primeira viagem, que ficam ansiosas e tentando fazer tudo da melhor maneira possível. Dentre as várias dúvidas que podem surgir nesse momento, uma que acomete a maioria das pessoas é se o bebê precisa beber água.

Se você também tem dúvida em relação a dar ou não água para o seu bebê, esse artigo é para você, continue lendo e confira tudo sobre a seguir!

O bebê precisa beber água? Com quantos anos posso oferecer?

É muito comum as pessoas ficarem em dúvida se o bebê precisa beber água. E na verdade não existe uma regra muito definida em relação à idade que o bebê precisa ter para começar a tomar água, pois poderá variar de criança para criança conforme a sua rotina.

Os bebês que só fazem uso do leite materno não precisam tomar água, pois o leite da mãe já possui toda a água que o seu organismo necessita para que ele possa se desenvolver saudável. Mas se os bebês tomam leites adaptados, já é preciso começar a colocar um pouco de água para ele diariamente, pois esses leites não possuem a quantidade de água que o organismo necessita.

O ideal é que as mamães comecem a dar um pouquinho de água para o bebê assim que começar a introdução alimentar. Quando eles começarem com as papinhas, além da água, sucos e chás também serão bem vindos.

A quantidade de água que o bebê deve tomar irá variar conforme o seu peso, por isso a mamãe deve ficar muito atenta a esse detalhe. O mais indicado é procurar uma pediatra para que ela possa dar informações específicas ao seu bebê.

O bebê precisa beber água

O meu filho toma fórmula, é necessário dar água?

Sim, se o seu filho toma fórmula é necessário que você inclua na alimentação dele um pouco de água. Quanto mais fórmula o bebê tomar, mais água ele deverá tomar também.

Se o seu bebê ainda faz uso da amamentação e você complementa com fórmula, dê um pouco de água a ele entre as mamadas, mas deve ser pouquíssima água.

Assim que começar a dar alimentos ao bebê, é imprescindível aumentar também a quantidade de água que ele toma.

Amamentação exclusiva

O período da amamentação é um dos momentos mais importantes na vida de um bebê, pois é nesse momento que ele estará se nutrindo e ganhando anticorpos para crescer saudável.

Visto a importância do leite materno, a Organização Mundial da Saúde – OMS, recomenda que os pais façam uso da amamentação exclusiva para o bebê até os 6 meses de vida.

A amamentação exclusiva significa alimentar o bebê apenas com o leite materno até os 6 meses, assim o bebê irá aproveitar muito mais nutrientes que a mãe pode lhe passar e ainda será possível criar uma relação de afeto mais forte entre o bebê e a mãe.

bebê tomando água

Dicas para a amamentação

Algumas dicas podem ser muito úteis para os pais em relação a amamentação, principalmente em seus primeiros meses. Confira a seguir quais são elas:

Nos primeiros dias após o parto o bebê deve tomar pouco leite

Após o parto a mamãe irá produzir colostro, um concentrado rico em vitaminas, minerais, proteínas e agentes protetores, por isso pouca quantidade deste leite já deixará a criança saciada.

Não precisa dar água quando a criança toma leite materno

O bebê precisa de água, porém quando ele está consumindo apenas o leite materno ela já estará adquirindo toda a quantidade de água que ele precisa.

Mães que amamentam devem beber mais água

As mães que ainda estão no período de amamentação deverão beber bastante água, no mínimo 1 litro ao dia, além de fazer uma dieta balanceada e nutritiva.

Deixe que o bebê esvazie uma mama antes de mudá-lo para a outra

É comum o leite materno sofrer várias alterações na quantidade e na composição e por isso é fundamental que o bebê esvazie a mama antes de a mãe mudá-lo de seio.

Tente amamentar o máximo possível

Algumas mulheres não conseguem amamentar por muito tempo, mas se você conseguir, tente dar um pouco de leite materno ao seu filho até os 2 anos, assim ele poderá aproveitar mais dos benefícios desse leite.

Ficou alguma dúvida sobre o bebê precisa beber água? Deixe um comentário!

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *