Mioma e gravidez: Sintomas do mioma. Pode influenciar na gestação?

mioma e gravidez

É muito comum algumas mulheres sofrerem com miomas, porém nem todas elas possuem conhecimento que tem esse problema, sendo que muitas vezes ele só é diagnosticado após a mulher fazer alguns exames de rotina ou até mesmo na gravidez. Ao contrário do que muitas mulheres imaginam geralmente os miomas são benignos e por isso possuí-los não é um problema grave. É comum muitas mulheres ficarem em dúvida sobre mioma e gravidez, quais são os sintomas, como diagnosticar e até mesmo se causa algum risco.

E por isso, pensando em te ajudar eu preparei esse artigo para falar um pouco sobre mioma e gravidez, continue lendo e confira conosco a seguir tudo o que você precisa saber!

Sintomas do mioma

Em muitos casos os miomas podem não trazer nenhum tipo de sintoma, porém quando o tamanho deste mioma é grande e ele está localizado na parte interna do útero é possível observar alguns sintomas.

Os principais sintomas que podem ser vistos em mioma e gravidez são:

Aumento da vontade de urinar

Com o crescimento do mioma pode ser que ele comprima a bexiga e isso poderá fazer com que a mulher tenha mais vontade de urinar, pois a capacidade da bexiga armazenar a urina será menor.

Maior volume abdominal

Quando a mulher está com um mioma muito grande ele poderá fazer com que o abdômen fique mais volumoso, dando a sensação de inchaço.

Dor durante o sexo

Se o mioma estiver localizado no colo do útero, a mulher poderá sentir dor durante a relação sexual quando o pênis estiver em contato com o mioma.

mioma e gravidez

Quais são os riscos que o mioma pode trazer para uma mulher que esteja tentando engravidar?

Mioma e gravidez geralmente não costumam trazer riscos, a não ser que o mioma seja muito grande, nesses casos os principais riscos são:

Aborto

Principalmente durante os três primeiros meses da gestação, pois o mioma pode fazer com que a mulher tenha sangramentos intensos.

Crescimento limitado do bebê

Os miomas que são grandes podem empurrar o útero ou ocupar grande parte dele, podendo limitar o crescimento do bebê.

Cólicas e dores abdominais

Quem possui mioma e está grávida pode sofrer com fortes dores abdominais ou mesmo cólicas durante a gestação, essas dores podem ser observadas em qualquer fase da gestação.

Parto prematuro

Os miomas que são grandes podem causar sangramentos e cólicas que podem fazer com que a mulher tenha um parto prematuro.

Mioma e gravidez ectópica

O mioma poderá fazer com que a mulher tenha uma gravidez ectópica, que é quando o embrião não é implantado no útero, nesses casos a mulher poderá sofrer aborto, sangramentos e até mesmo parto prematuro. Nesses casos o tamanho do mioma poderá aumentar muito durante a gestação.

É necessário que a mulher faça um acompanhamento com um ginecologista para que ele possa realizar o melhor tratamento possível.

Ficou alguma dúvida sobre gravidez e mioma? Deixe um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *