Icterícia neonatal: Entenda essa doença tão comum que acomete os bebês!

Bebê dormindo

O nascimento de um bebê é um momento muito esperado pelos pais, por isso eles fazem planos para que o momento seja perfeito e tudo saia como eles desejam. Porém, nem sempre o nascimento de uma criança se dá de maneira tão tranquila, em alguns casos pode ser que o bebê possua uma icterícia neonatal.

Você já ouviu falar em icterícia neonatal? Sabe o que é e quais seus sintomas? Ainda não? Então confira nossas informações sobre esta doença.

O que é Icterícia neonatal?

A icterícia neonatal também conhecida por icterícia do recém-nascido é uma doença caracterizada por deixar a pele do bebê com uma tonalidade bem amarelada, podendo atingir até os olhos da criança.

Em grande parte dos casos o fenômeno é natural e não causa nenhum problema a saúde do bebê, mas é de extrema importância que seja tratada logo no inicio. A icterícia neonatal acontece por que as células do sangue do bebê contém excesso da substância bilirrubina, que caracterizam a tonalidade amarelada na pele.

A bilirrubina é normalmente fabricada no nosso organismo todos os dias. Ela é gerada  pelo rompimento dos glóbulos vermelhos em um processo fisiológico natural, acontecendo assim à liberação da bilirrubina que normalmente é direcionada para o fígado onde é sintetizada e é excretada pela urina.

O que acontece com os bebês é que o fígado ainda não está com sua função plena e esse rompimento em excesso pode não ser sintetizado completamente pelo fígado, fazendo com que a bilirrubina fique na corrente sanguínea e cause a tonalidade amarela na pele da criança.

Muitas vezes os pais poderão se assustar no começo ao ver o bebê com a pele tão amarelada, mas se o tratamento for iniciado rapidamente, o recém-nascido não terá nenhum efeito permanente.

Quais os sintomas?

A icterícia é uma doença que poderá surgir repentinamente ou se desenvolver ao poucos, levando muito tempo até ser descoberta, o que dificulta ainda mais o tratamento. Por isso conhecer alguns sinais pode ajudar os pais a conseguir diagnosticar esse problema.

Os principais sintomas dessa doença são:

  • Pele amarelada;
  • Parte interna da boca do bebê amarelada;
  • Urina com tonalidade mais escura;
  • Fezes esbranquiçadas ou ainda com uma tonalidade mais barrosa;
  • Parte branca do olho amarela.

Caso você perceba alguns desses sinais em seu bebê é importante que procure ajuda médica o mais breve possível, pois ainda que se trate de uma doença comum o tempo é um fator crucial para conseguir resultados satisfatórios com o tratamento.

Em alguns casos a parte branca dos olhos poderão ainda apresentar uma tonalidade amarronzada, o que caracteriza uma situação mais grave da doença sendo importante  procurar um médico imediatamente.

bebê com Icterícia neonatal

Como é o tratamento para icterícia neonatal?

O tratamento da icterícia neonatal poderá variar de acordo com a causa, com o tempo que o bebê apresenta a doença e outros fatores. O tratamento pode ser feito no hospital necessitando internação ou em casa a base de medicamentos e consultas médicas periódicas. A melhor forma de fazer o tratamento será indicada pelo médico.

O medicamento que você deverá usar no tratamento será prescrito pelo médico. É importante lembrar que em nenhum caso é recomendado a automedicação e nunca deve interromper o tratamento sem o consentimento do médico.

Quando procurar o pediatra?

A icterícia neonatal costuma aparecer geralmente a partir do terceiro dia de nascimento do bebê, por isso é importante os pais ficarem sempre de olho para ver se a criança está ou não apresentando os sintomas característicos desse problema.

Assim que notar o primeiro sinal já é necessário procurar um pediatra. Pois se for a icterícia neonatal, o tratamento será iniciado rapidamente e o bebê irá curar em pouco tempo.

É grave?

Conforme mencionado acima, a icterícia neonatal não é grave, porém é necessário que ela seja diagnosticada ainda no princípio, assim será possível realizar o tratamento rápido.  Quando demora a ser descoberta, pode ser que a icterícia neonatal traga algumas possíveis complicações que agravem o estado de saúde do bebê.

Ficou alguma dúvida sobre a icterícia neonatal? Deixe um comentário que nós iremos responder você assim que for possível.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *