Exame de DNA: Como é feito? Quanto tempo para sair o resultado? Qual valor?

Nem sempre é possível saber quem é o pai de uma criança com facilidade, ou em algumas vezes, mesmo sabendo quem é o pai é necessário realizar um exame que comprove a paternidade para que a criança possa receber seus direitos, e é por isso que o exame de DNA é tão procurado.

Você sabe o que é o exame de DNA e como ele é feito? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue conosco e confira!

O que é?

O exame de DNA é um teste desenvolvido para fazer a leitura dos genes de uma pessoa e também para verificar o grau de parentesco entre uma pessoa e outra, sendo muito usado para indicação de paternidade.

A partir da realização do exame de DNA, é possível saber a estatura e todos os dados genéticos de uma pessoa, como indicação da localização dos cromossomos e se estão modificados ou mesmo danificados.

O exame é realizado por meio da análise de sangue, fio de cabelo, ou mesmo saliva entre as duas pessoas na qual se deseja realizar o teste.

Somente após ter feito o cruzamento de dados entre uma pessoa e outra, é possível dar o resultado do exame de DNA.

Como é feito?

Assim como explicado acima, é necessário primeiro coletar amostras corporais entre as duas pessoas que forem realizar o teste de DNA, seja o esperma, uma unha, um fio de cabelo, uma pequena quantidade de saliva ou de sangue.

Depois é só entregar a amostra no laboratório tomando os devidos cuidados e lá será feito todo o procedimento, que consiste em utilizar técnicas sofisticadas para que as amostras de DNA sejam isoladas e mapeadas para o cruzamento de dados.

Após fazer o mapeamento será possível comparar o DNA e assim saber se as pessoas possuem grau de parentesco ou não.

exame de dna

Exame de DNA na gravidez

O exame de DNA pode ainda ser feito na gravidez e de diferentes formas, dentre os principais tipos de exame de DNA com objetivo de descobrir a paternidade temos:

  • Teste de paternidade pré-natal

Esse é um dos primeiros exames DNA com objetivo de saber a paternidade que pode ser feito logo a partir da oitava semana de gestação, onde é coletada uma pequena amostra de sangue da mãe para cruzamento com material genético do suposto pai.

  • Teste de paternidade por vilo-corial

A segunda opção para realizar o teste de paternidade é por vilo-corial que pode ser realizado entre a décima primeira e a décima terceira semana de gestação. É feito pela retirada de uma pequena amostra da placenta que será comparada com o material genético do suposto pai.

  • Teste de paternidade por amniocentese

Outra opção para realizar o teste de paternidade é por amniocentese, o exame é realizado entre a décima quarta e vigésima oitava semana de gestação, que consiste em fazer a coleta do líquido amniótico que envolve o feto e comparar com o material genético do suposto pai.

  • Teste de paternidade por cordocentese

Ainda na gravidez é possível realizar o teste por cordocentese, realizado a partir da vigésima nona semana de gestação, onde é coletada uma pequena amostra de sangue do feto através do cordão umbilical e comparado com material genético do suposto pai.

exame de dna

Quanto tempo demora pra sair o resultado?

Tudo depende de como é realizado o exame e também do laboratório escolhido. Em média o resultado do teste é liberado entre duas e três semanas e é 99,9% confiável.

Fatores que alteram o resultado

O exame de DNA não irá sofrer alteração por nenhum fator externo, pois não é possível alterar o DNA.

Valor

O preço do exame irá variar conforme o laboratório escolhido, mas geralmente ele custa cerca de 500 reais para análise de 2 pessoas. Caso o teste precise ser feito em mais pessoas o valor irá ser alterado.

É preciso de ordem judicial para fazer?

Não, o exame de DNA pode ser feito sem ordem judicial se nenhuma das partes se recusar a fazer o exame, mas se alguma delas não quiser fazer o teste de DNA ela será obrigada a fazê-lo com ordem judicial para que seja possível descobrir quem é o pai da criança.

Ainda tem alguma dúvida sobre o exame DNA? Deixe um comentário que responderemos você assim que for possível.

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *