Espermograma: O que é? Como é feito? Entenda aqui este exame!

Pote para Espermograma

Cuidar da saúde é muito importante para que não sejamos surpreendidos com alguma doença ou algum problema no futuro. Estudos comprovam que as mulheres cuidam melhor da sua saúde que os homens, por isso possuem uma expectativa de vida maior. Mas os homens precisam ficar atentos, pois é preciso que eles façam alguns exames periódicos para saber se está tudo bem com a sua saúde. Um dos exames muito importantes que o homem precisa fazer é o espermograma.

Você já ouviu falar no espermograma? Sabe o que é e para que serve esse exame? Ainda não? Então esse artigo é para você, continue lendo e confira tudo sobre ele a seguir!

O que é o Espermograma?

O espermograma é um exame desenvolvido para analisar o sêmen. Esse exame é de extrema importância para analisar a capacidade de reprodução do homem, pois irá analisar a quantidade e a qualidade dos espermatozoides.

Para que os resultados desse exame sejam satisfatórios, os médicos irão realizar o espermograma três vezes com um intervalo entre eles, assim será possível chegar a uma conclusão do diagnóstico com resultados mais reais.

Esse exame não é invasivo e não irá causar nenhuma dor ao ser realizado.

 Pra que serve?

Este serve para ajudar a descobrir se o homem é ou não fértil. Ele é feito através da análise da quantidade e da qualidade dos espermatozoides a fim de conseguir identificar se eles são ou não capazes de fecundar o óvulo.

Esse exame é indicado principalmente quando  um casal está com problemas para engravidar, pois assim é possível saber se o problema está no homem ou não para efetuar o tratamento necessário.

Geralmente esse exame é feito uma vez ao mês por um período de três meses, assim os resultados serão mais verdadeiros.  Com esse exame é possível definir se existe alguma razão física, imunológica ou genética para estar causando a infertilidade masculina.

Como fazer?

Fazer o espermograma é bem simples, o homem deverá apenas colher um pouco do seu líquido seminal e levar ao laboratório para que esse líquido seja examinado.

A coleta poderá ser feita em casa ou no laboratório, sendo que o mais indicado é que ele seja realizado no laboratório. Mas é importante destacarmos que independente do local onde esse exame for feito é necessário colocar o líquido coletado em um  recipiente esterilizado e que possua a boca larga.

Existem três maneiras de fazer a coleta do líquido seminal, que são:

  • Masturbação: Esse é o método mais utilizado, o homem deve se masturbar sem lubrificação e despejar o líquido dentro do recipiente de coleta.
  • Coito interrompido: Na relação sexual o homem deverá retirar o pênis da parceira antes de ejacular, assim deverá despejar a amostra no recipiente de coleta.
  • Camisinha especial: Esse é o método menos usado para colher o líquido seminal. Para realizar esse procedimento é necessário usar durante a relação sexual, uma camisinha especial, que não contêm lubrificantes nem espermicidas.

Pote para Espermograma

Preço

O preço do exame de poderá variar consideravelmente conforme a região onde você se encontra e o laboratório que foi escolhido para realizar o procedimento. Geralmente é possível que você encontre esse exame por um valor entre 70,00 e 180,00.

Espermograma Caseiro

Para os homens que não gostam de pensar na ideia de ter que ir a um laboratório para poder fazer o exame, uma boa opção é o teste caseiro, que consiste em um kit completo para realizar a análise.

Com esse kit o homem deverá colher o seu líquido seminal e pingar algumas gotas dele no teste. O resultado aparecerá em alguns segundos. É necessário que o homem siga o passo a passo que está na embalagem do produto corretamente.

Alterado

Em alguns casos pode ser que o resultado do espermograma esteja alterado, mas isso não significa necessariamente que o homem é infértil. O ideal é que nesses casos ele procure um urologista para diagnosticar o problema e iniciar o tratamento adequado.

Só após realizar o tratamento e o homem não obter nenhuma melhora que ele poderá ser considerado infértil.

Espero que você  tenha gostado desse artigo, e se ainda ficou alguma dúvida sobre o espermograma, deixe-nos um comentário que assim que for possível nós responderemos você!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *