Dente de leite: Tire todas as suas dúvidas a respeito dos primeiros dentinhos do seu filho(a)!

Os pais e mães de primeira viagem sempre ficam muito curiosos e com preocupações demais, na maior parte delas, desnecessárias a respeito da saúde da criança. E a melhor forma de acabar com todos esses medos é com informação de qualidade, por isso, neste texto você vai saber tudo o que precisa a respeito do dente de leite.

Para quem não sabe, dente de leite é o nome popular dado para a primeira formação dentária de um ser humano. Esses dentes vão cair durante a infância e serão trocados pelos dentes permanentes. Confira tudo a respeito dessa questão nos tópicos a seguir!

Dente de leite tem raiz?

O dente permanente é formado por uma raiz que fica grudada na gengiva e a parte exposta superior, que é a vista pela boca. Será que a formação do dente de leite é a mesma?

A resposta sim. A formação do dente de leite e do permanente são bem parecidas. A diferença é que a raiz do dente de leite demora cerca de um ano para ficar 100% pronta.

O que difere os dois dentes é a resistência e o tamanho dos dentes. A raiz do permanente é muito mais detalhada, forte, bem desenhada, perfeita para encaixar na gengiva e não deixar o dente cair. Já a do dente de leite é apenas uma raiz reta, sem encaixes e que só está lá para garantir a manutenção do dente, enquanto não chega a hora dele cair.

Quando cai dói?

dente de lente quando cai doi?

Quando cai naturalmente, o dente de leite não vai doer. Ele só dói se você arranca, o que ocorre bastante pela falta de paciência dos pais e das próprias crianças. O indicado é deixar cair sozinho, sem arrancar, que aí vai seguir de acordo com o que a natureza manda.

O dente de leite também pode doer por conta de cárie e de más-formações, algumas precisam até de tratamento, como de canal, por exemplo. Mas se cuidar direitinho e não tiver nenhuma má-formação, o dente só dói se você arrancar.

Ele cai sozinho?

O dente de leite foi feito para cair sozinho, quem inventa de arrancar são os pais sem a menor necessidade.

Existem sim casos muito raros do dente não cair, provocados por algum tipo de má-formação ou alguma doença, mas é muito raro de acontecer e o dentista já vai ter observado isso e te falado qual a real situação da saúde bucal do seu filho ou filha.

O sente de leite amolece sozinho?

Da mesma forma que o dente de leite cai sozinho, ele também amolece sozinho. Não precisa e nem deve ficar mexendo no dente para agilizar a queda dele ou deixá-lo mais mole. Deixa que o corpo humano trata de fazer isso sem a sua ajuda.

O que significa o dente de leite escuro?

O dente escurecido pode ser várias possibilidades. Por exemplo, a criança caiu, bateu o dente e ele escureceu. Isso é um sinal que o acidente atacou um dos nervos do dente de leite e ele acabou escurecendo, sem afetar os outros dentes.

Na maior parte das vezes é algo simples, que é tratável, às vezes é apenas necessário tirar o dente que escureceu e tudo estará certo, mas, em outras situações, pode ser por conta de algum tipo de infecção e inflamação,

Por isso, o melhor a se fazer é levar a criança ao dentista, para ele examinar e tomar a decisão correta de tratamento.

E o dentinho amarelo?

Dente amarelo, seja de leite ou permanente, é sinal que o dente está sujo, precisa de uma limpeza, de escovar direito, de evitar de beber bebidas com cafeína e outros alimentos que podem amarelar o dente.

Normalmente é isso que acontece para o dente de leite ficar amarelo. Pode ser também algum problema de saúde, mas aí o ideal é ir ao dentista, fazer os exames e descobrir o que é.

Qual a importância desse dente?

menina mostrando o dentinho nascendo

O dente de leite é essencial para o desenvolvimento de toda a saúde bucal da criança. Sem ele, ela não mastiga os alimentos, não respira direito e nem prepara a boca para a chegada do dente permanente que vai ficar com ela pelo resto da vida.

Saiba dos cuidados com o seu dente de leite

Os cuidados com o dente de leite são os mesmos com o dente permanente. Sempre escovar, passar fio dental, usar escovas mais macias, ir ao dentista com frequência, jamais tomar decisões sozinho, enfim, tudo que um adulto também precisa fazer.

Se tiver gostado deste texto com as respostas para as principais dúvidas a respeito do dente de leite, compartilhe-o nas suas redes sociais!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *