Catapora: Saiba como tratar e prevenir! Entenda melhor a doença!

Criança com catapora

As crianças são mais propícias a pegar algumas doenças infecciosas, pois nessa fase da vida elas possuem a imunidade mais baixa e por isso é comum os vírus se instalarem no organismo delas. Uma das doenças infecciosas que é muito comum, principalmente em crianças, é a conhecida catapora.

Você provavelmente já ouviu falar na catapora, mas se você ainda tem alguma dúvida a respeito dessa doença, continue lendo esse artigo, pois a seguir eu irei falar nele tudo o que você precisa saber sobre a doença.

O que é Catapora?

Trata-se de uma doença infecciosa que é causada pelo vírus varicela-zoster, por isso também é conhecida como varicela. Essa doença é altamente contagiosa e afeta principalmente as crianças, mas o lado bom é que quando uma pessoa tem ela fica imune para o resto da vida, pois os vírus ficam no organismo da pessoa, de maneira inativa, evitando uma nova contaminação.

A principal característica dessa doença é que ela deixa o corpo cheio de bolhas vermelhas que causam muita coceira. É comum que a catapora apareça principalmente em bebês e crianças até os 10 anos de idade, mas se uma pessoa nunca teve ela poderá adquirir essa quando estiver mais velha.

As bolhas causadas pela doença são muito incômodas, porém é necessário que o indivíduo evite coça-las, pois poderá ter cicatrizes e inflamação de pele.

bebê com Catapora

Como é a transmissão da catapora em bebês e crianças?

A catapora é uma doença altamente contagiosa, por isso ela poderá ser transmitida facilmente para as crianças e bebês que tiveram contato com pessoas infectadas.

Dentro das bolhas que aparecem no corpo contém um líquido que está contaminado com o vírus, por isso a doença pode ser passada pelas secreções da pessoa que está contaminada, como pela saliva, espirros, tosses, etc.

Primeiros sintomas

É possível que demore até 20 dias para se manifestar, por isso ficar atento aos seus primeiros sintomas pode ser uma maneira de iniciar o tratamento mais rápido e evitar contaminar pessoas próximas. Os primeiros sintomas da catapora são:

  • Coceira
  • Febre
  • Perda de apetite
  • Fraqueza e mal estar
  • Bolhas avermelhadas na pele
  • Dor de cabeça
  • Dor de barriga

Esses sintomas poderão durar alguns dias, por isso o ideal é tentar evitar contato com pessoas que ainda não tiveram para não infectá-las.

Como é o tratamento?

Não existe nenhum tratamento que seja especifico para eliminar a catapora. O próprio corpo irá criar anticorpos para combater esse vírus do organismo.

Existem alguns medicamentos que poderão ajudar a aliviar os sintomas, por isso o recomendável é consultar um médico.

Mas o ideal é que a criança ou adulto que esteja com catapora fique em repouso, sem estresse e liberado de suas obrigações diárias. Além do mais é importante tomar muito líquido e ter uma alimentação rica em vitaminas.

Existe vacina?

Sim, existe uma vacina para ajudar a acabar com os sintomas da catapora. O SUS desenvolveu uma versão atualizada da vacina tríplice viral, a tetra viral, que agora irá prevenir contra o sarampo, caxumba, rubéola e catapora. E o melhor essa vacina deve ser tomada em dose única e é disponibilizada pelo SUS.

Essa vacina poderá ser tomada por crianças a partir de 1 ano até os 12 anos.

vacina contra catapora

Tratamento caseiro para Catapora

Se o seu filho está com catapora, uma boa opção de tratamento caseiro é apostar nos alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico. Você poderá fazer sopas ou chás para o seu filho que contenha os alimentos abaixo:

  • Agrião
  • Cebola
  • Alho
  • Limão
  • Laranja

Além do mais, também é possível que você aplique inhame nos locais onde estão as feridas ocasionadas pela catapora, assim você irá sentir um ótimo alívio contra as coceiras.

Mesmo usando o tratamento caseiro é recomendável consultar um médico para tomar medicamentos antivirais.

Quando devo levar meu filho ao médico?

O ideal é levar a criança ao médico assim que começarem a surgir os primeiros sintomas, pois o médico irá receitar alguns remédios para ajudar a aliviar os sintomas e a criança poderá ter um incômodo menor.

Ficou alguma dúvida sobre a catapora? É só nos deixar um comentário que assim que for possível nós iremos responder você!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *