Mancha mongólica: O que causa? A mancha sai? Some naturalmente?

mancha mongólica

 

Quando uma mulher está grávida, começam a surgir várias expectativas em relação à criança, seja quanto ao sexo, quanto à cor dos olhos, ou até mesmo se ela nascerá saudável. Assim quando o bebê nasce os pais ficam doidos para observar cada detalhe do seu corpinho e por isso muitas vezes se assustam quando veem uma mancha mongólica no seu bebê.

Você já ouviu falar nela? Sabe se a mancha mongólica pode ou não ser sinal de algum problema com o recém-nascido?  Não? Então esse artigo é para você, continue lendo e confira tudo a seguir!

O que é?

A mancha mongólica é aquela mancha muito encontrada em bebês recém-nascidos, muito parecida com manchas de hematomas ou provenientes de doenças, o que muitas vezes  pode virar motivo de preocupação dos pais.

Mas na verdade a mancha mongólica não tem relação com hematomas provenientes do parto ou qualquer doença, ela é uma mancha de nascença e muitas vezes está relacionada a genética.

É muito comum o aparecimento dessas manchas em bebês asiáticos, sendo que cerca de até 90% das crianças podem nascer com essa condição que é explicada facilmente pela ciência. O nome “mancha mongólica” assusta muitas pessoas que acreditam ter alguma relação com a síndrome de down, o que é um grande erro.

Este nome se deu devido ao antigo grupo étnico que habitava a Ásia central cujo seu nome era mongóis, então com a popularização da Ásia e seus respectivos novos descendentes a mancha logo se popularizou e veio ter esse nome.

Portanto, como no Brasil existe uma mestiçagem de raças muito grande é bem comum o aparecimento das manchas mongólicas também em bebês brasileiros.

Ainda é válido lembrar que mesmo sendo mais comum o aparecimento das manchas mongólicas no bumbum do bebê, ela pode ainda surgir nas costas, nas perninhas ou em qualquer outra parte do corpo, podendo afetar tanto crianças do sexo masculino, quanto feminino.

mancha mongólica

O que causa essa mancha?

A mancha se dá porque enquanto o feto ainda é gerado no útero da mãe as células de melanina não se migram completamente para a área correta na pele, fazendo assim com que as manchas apareçam.

Mas fique tranquila! Não se trata de um problema de saúde, ok?

mancha mongólica perna bebê

Características da mancha mongólica

A mancha mongólica é caracterizada pelo aspecto de cor azulada, acinzentado ou ainda roxeada, podendo surgir de vários formatos diferentes, normalmente com até 10 cm de extensão e podendo afetar várias partes do corpo do bebê.

Vale ainda lembrar que a mancha não causa nenhum tipo de dor, coceira ou incomodo ao bebê.

Normalmente a mancha mongólica é facilmente descoberta pelos próprios médicos na hora que é feito o parto, sem mesmo a necessidade de realizar qualquer tipo de exame, somente por observação e apalpação do local, ou então a mancha pode ser descoberta após o parto pela observação dos pais.

Some naturalmente?

É bem comum a mancha mongólica desaparecer logo nos primeiros anos de vida da criança, geralmente sumindo até os 2 anos, porém em alguns casos raros ela pode se estender até a adolescência, o que se chama mancha mongólica permanente, e poderá ser vista também no rosto, mãos, pés e braços.

Os pais que desejarem poderão fotografar a mancha mongólica a partir do seu surgimento, para que assim eles possam identificar se a mancha realmente está desaparecendo da pele da criança.

Em casos raríssimos em que a mancha permanece até a fase adulta, pode causar bastante incômodo a pessoa devido a estética, e por isso ela poderá recorrer a um dermatologista para realizar um tratamento a fim de diminuí-las ou eliminá-las.

mancha mongolica bebe

Mancha mongólica no rosto

A mancha mongólica é mais comum de aparecer nas costas e no bumbum do bebê, mas em alguns casos mais raros pode ser que essas manchas apareçam no rosto, o que preocupa ainda mais os pais, contudo é possível dizer que mesmo no rosto essa mancha não caracteriza nenhum tipo de problema do bebê.

Pode ser que a mancha mongólica no rosto seja permanente, mas na maioria dos casos, alguns meses após o nascimento da criança é comum que essa mancha vá clareando ou mesmo desapareça.

Ainda tem alguma dúvida sobre a mancha mongólica? Deixe um comentário que assim que for possível responderemos você.

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

1 Comment

  1. Tenho um filho com 13 anos,e ele tem uma mancha roxa no rosto,desde que nasceu,ele é um pré adolescente que tem comportamento agitado e agressivo será que essa mancha tem alguma ligação?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *