Tabela chinesa: O que é? Como funciona? É confiável? Contamos tudo para você!

“É menino ou menina?” Não dá para negar que essa é uma das maiores curiosidades dos pais no começo da descoberta da gestação. Infelizmente não é uma informação que dá para saber prontamente. É preciso o passar de algumas semanas para que exames médicos possam identificar se o bebê é homem ou mulher. Mas se você é uma pessoa supersticiosa e mística, quem sabe a tabela chinesa possa te ajudar a saber isso antes da hora.

O que é?

A tabela chinesa é uma tabela feita para descobrir o sexo do bebê durante a gestação. Acredita-se que através de alguns dados da concepção e da mãe, seja possível saber se a criança será um menino ou menina.

Como funciona a tabela chinesa?

A primeira coisa antes de pegar a tabela chinesa e tentar ver o sexo do bebê é saber a idade lunar da mãe. Mas como eu vou saber? Não tem muito segredo! Você irá pegar a idade que estava quando engravidou e adicionar mais 1 ano. Ou seja, se você tem 25 anos, usará a idade lunar de 26 anos. Mas há uma exceção nessa fórmula: mulheres que nasceram nos meses de janeiro e fevereiro não precisam acrescentar mais 1 na idade, devem usar a sua idade normal quando engravidou.

Outra exceção é caso a mãe tenha nascido de uma gravidez prematura, ou seja, antes de completar 9 meses. Nesse caso, a idade lunar deve ser de acordo com a data que teria sido o seu nascimento, não exatamente quando ela nasceu. Por exemplo: se a gestante nasceu de 8 meses no mês de fevereiro, ela deverá contar como se tivesse nascido em março. Então deverá também acrescentar mais 1 ano na idade lunar. É complicadinho, mas lendo com calma dá pra entender!

Depois que você descobrir a sua idade lunar, é o momento de saber o mês exato em que houve a concepção do bebê. Você poderá saber através do ultrassom ou contando pela última menstruação, pois você só poderá ter engravidado no período fértil. Em casos que o período fértil começou no final do mês e terminou no outro, fica meio impossível saber exatamente.

Se a informação não for a correta, pode mudar o resultado da tabela. Então só vale a pena fazer se tiver certeza para não ficar com ainda mais dúvidas.

Agora com ambos dados em mãos (idade lunar + mês da concepção), é hora de aplicar na tabela chinesa e descobrir o sexo do bebê. A tabela é bem simples e de fácil entendimento: ela é dividida em duas partes, na parte vertical é indicado a idade lunar da mãe e na parte horizontal o mês da concepção. Aí é só cruzar as informações e ver a cor do quadrado: a cor rosa indica que é uma menina, a cor azul que é um menino.

Confira a tabela abaixo e descubra o sexo do seu bebê:

imagem tabela chinesa

Essa tabela é confiável?

A tabela chinesa não é algo científico e nem é indicado pelos médicos. A chances de acerto são de 50%, então não é super confiável. É uma forma descontraída de tentar descobrir o sexo do bebê enquanto não é possível pelas formas tradicionais médicas.

Na hora de confirmar mesmo o sexo do bebê de forma confiável, o recomendado é realizar o exame de ultrassom (a partir da 14ª semana) ou fazer exame de sangue para sexagem fetal (a partir da 8ª semana).

E para gêmeos?

tabela chinesa para descobrir sexo de gêmeos

Se a gestação for de gêmeos, é muito difícil que o resultado seja certo na tabela chinesa. Isso porque muitas mães esperam um bebê de cada sexo.

E a tabela maia?

Além da tabela chinesa, existe a chamada de tabela maia para descobrir o sexo do bebê. Ela é ainda mais simples: é preciso saber o mês da concepção e a idade que a mulher tinha no momento (sem a conta da idade lunar, ou seja, sem somar mais 1 em nenhum mês). Aí é só cruzar as informações! Para quadradinho rosa, é uma menina, para quadradinho azul, é um menino.

E você, já usou a tabela chinesa para saber o sexo do seu bebê? Funcionou? Deixe seu comentário pra gente!

 

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *