Parto humanizado: O que é? Como é feito? É seguro? Respondemos suas dúvidas!

Mesmo quem não está grávida e nem planejando uma gravidez sabe que o parto humanizado está na moda, e que cada vez mais mulheres têm optado por esse tipo de parto.

É importante que você saiba que apesar dessa moda, o parto humanizado não é nenhuma novidade, e é realizado há várias gerações, mas como ainda faltam muitas informações, resolvemos fazer esse artigo.

Veja a seguir como é feito o parto humanizado, quanto custa, se você pode fazer pelo SUS, os tipos de parto humanizado pra você escolher qual o melhor pra você, e muito mais.

O que é um parto humanizado?

O parto humanizado é um parto natural não-induzido, onde a mulher é a protagonista do processo, e o bebê nasce naturalmente, sem agressões e traumas.

Como é feito?

Apesar de a gestante ser a protagonista do parto humanizado, é importante dizer que ela precisa ter uma equipe técnica em casa, e estar bem emocionalmente.

A gestante precisa receber todas as informações sobre as dores que pode sentir, saber as melhores posições para o parto e quais as chances de dar errado (e o que precisa ser feito se algo der errado), além de saber qual a infra-estrutura necessária.

Falaremos sobre quanto custa fazer um parto humanizado a seguir.

Parto humanizado na água

O parto humanizado na água pode ser feito dentro de uma banheira ou piscina que tenha água suficiente para cobrir toda a barriga, e com temperatura morna (entre 35 e 38 graus), que oferece uma sensação de relaxamento muscular para a mãe e de conforto para o bebê, já que essa temperatura é parecida com a que o bebê estava acostumado no útero materno.

O parto humanizado na água oferece alguns riscos à saúde da gestante e do bebê, como hemorragias e asfixias neonatal, por exemplo, e por isso, como ainda são poucos os hospitais que oferecem esse tipo de parto, você pode fazer em casa, desde que tenha o acompanhamento de uma equipe médica, para eventuais emergências ou fazer a transferência para um hospital se precisar fazer intervenções técnicas.

parto humanizado

Existe parto humanizado hospitalar?

Outra opção é realizar o parto humanizado dentro do hospital. Lá você encontrará uma equipe especializada e o hospital vai criar um ambiente acolhedor amenizando possíveis interferências da cultura hospitalar intervencionista na hora do parto.

O parto humanizado hospitalar pode ser realizado na água dentro da banheira, de cócoras, na banqueta, cama ou na posição que a mulher considerar mais adequada e em que ela se sentir mais confortável.


Quer saber como funciona o parto normal? Clique aqui e veja um artigo completo!


E domiciliar como é feito?

O parto humanizado domiciliar é realizado por médicos, enfermeiras obstétricas e obstetrizes (parteiras), e, se você quiser, pode incluir uma doula, como falaremos a seguir.

Ele pode ser realizado depois de 37 semanas de gestação, desde que a grávida esteja bem de saúde e em situações normais para o parto espontâneo (não induzido), já que ela é a protagonista do parto.

Parto humanizado com doula

A doula é uma profissional especializada em cuidar do bem estar da gestante, e no parto humanizado é opcional, já que ela é uma assistente e não pode realizar partos sozinha.

Nesse caso, a doula pode fazer parte da equipe ajudando desde a gestação, e dando suporte físico e emocional antes, durante e depois do parto.

Benefícios do parto humanizado

O principal benefício desse parto é fazer a cesárea apenas quando ela realmente é necessária, reduzindo os riscos de infecções e outras complicações cirúrgicas.

Além disso, a recuperação da mulher é muito melhor.

No parto humanizado são utilizados métodos não medicamentosos para aliviar a dor, como massagens e banhos de relaxamentos, e há o estímulo para que mãe e filho fiquem juntos logo após o parto.

mãe e filho fazendo parto humanizado

Parto humanizado é seguro?

Estudos mostram que o percentual de intervenções técnicas no parto humanizado e transferências para hospitais é muito baixo, ou seja, a maior parte dos partos humanizados domiciliares não apresenta problema algum para a gestante e para o bebê, e por isso, podemos dizer que é um procedimento seguro.

É importante ressaltar, porém, a importância de realizar todos os exames e escolher a enfermeira obstétrica que vai acompanhar o parto ainda durante o pré-natal, e pensar em duas opções de hospitais próximos ao local do parto, para o caso de precisar fazer uma transferência rápida.

Valores: Quanto vou pagar?

Os valores desse tipo de parto podem variar bastante, de acordo com a equipe contratada e o tipo de parto escolhido. No Brasil ele pode variar de R$ 4 mil a r$ 10 mil.

Como dissemos, é necessário ter o acompanhamento médico, e alguns profissionais exigem que tenha equipamentos e uma ambulância a disposição, para a necessidade de uma intervenção (como anestesia, por exemplo) ou transferência, e isso pode encarecer o processo.

Posso fazer esse tipo de parto pelo sus?

Sim, mas ainda não é um processo feito em todos os hospitais, então vale a pena pesquisar.

Em São Paulo, por exemplo, existe o Programa Parto Seguro, que ajuda as mães no parto humanizado em 9 hospitais públicos da cidade.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *