Nidação: Entenda o que é, quando ocorre e quais são os sintomas!

Muitas mulheres e homens também têm dúvidas a respeito de como funciona o corpo da mãe no início da gestação. Apesar de ser uma pergunta óbvia, poucos sabem, realmente, de onde saem os bebês. E o primeiro processo responsável pela formação do feto é a chamada nidação.

Nos tópicos a seguir, você vai entender o que é a nidação, quando ela ocorre, porque ela acontece, entre outras informações importantes sobre esse fenômeno que ocorre antes da gestação se tornar real. Confira!

O que é nidação?

A nidação é o nome dado para quando o óvulo fecundado agarra na parede do útero da mulher. Essa parede é chamada de endométrio. É a partir desse momento que o óvulo fecundado começa a se desenvolver até se transformar em um feto e, posteriormente, em um bebê.

Quando ocorre?

O óvulo da mulher só é fecundado durante o chamado período fértil que varia de pessoa para pessoa. Quando o espermatozoide avança em direção ao ovário e consegue fecundar o óvulo, ele é expulso das trompas e caminha até o útero. Ao chegar no útero, ele gruda no endométrio, que é a parede do útero e ficar por lá até o nascimento do bebê.

Por isso, a nidação ocorre logo após o óvulo ter sido fecundado, o tempo difere de mulher para mulher, mas fica entre 5 e 12 dias, normalmente. Ocorre primeiro a entrada do espermatozoide e depois o óvulo é expulso em direção ao útero, onde vai ficar por cerca de 9 meses.

Saiba mais conteúdo no texto sobre o período fértil!

Qual a duração da nidação?

A nidação é o processo em que o óvulo gruda na parede do útero da mulher. Em um dado momento esse óvulo vai se transformar em um embrião e é nessa fase que a nidação acaba, porque não existe mais óvulo, mas sim um feto.

O tempo que demora do óvulo grudado no endométrio se transformar em um embrião é de 13 dias, aproximadamente. Ou seja, da fecundação até o início da formação do embrião pode demorar quase um mês.

nidação

Quais são os sintomas?

Uma das questões que as mulheres quase sempre falam é que menstruaram e mesmo assim estavam grávidas. Isso pode ser um completo engano por parte da futura mamãe.

Na época da nidação, a mulher sangra mesmo, como se estivesse menstruada. Claro que esse sangramento é mais leve, não tem tanto fluxo e ele ocorre por conta das reações que ocorrem no corpo da mulher no momento da nidação.

Esse sangramento é leve e pode durar cerca de três dias. Normalmente é um sangue bem aguado, com cor viva, quase rosa. Também pode ocorrer um corrimento de cor marrom ou caramelo.

Preciso me preocupar?

Os sintomas da nidação podem ser sintomas de várias coisas e também podem não significar nada. Então, só por eles aparecerem a preocupação é desnecessária. O ideal é prestar atenção mesmo no seu corpo, analisar quando fez sexo sem proteção da última vez, se estava tomando o anticoncepcional corretamente, etc.

Se houver alguma chance, mínima que seja, de estar grávida, faça o exame de sangue e descubra. Melhor saber antes, fazer um bom pré-natal e se preparar como deve do que adiar essa resposta e sofrer com uma preparação tardia e desorganizada.

FIV

nidação

FIV é a sigla utilizada para determinar a fertilização in vitro que é aquela feita em laboratório. O médico penetra o espermatozoide direto no óvulo da mulher para facilitar a fecundação. A partir daí o processo é todo natural e a nidação ocorre, como em qualquer outra mulher.

Quando a nidação ocorre no FIV, também pode haver sangramento. Não se preocupe, é super comum, um sintoma que ocorre em muitas mulheres, independente da forma que foi feita a fecundação do óvulo.

A nidação é uma fase comum e natural do corpo da mulher durante o início da gestação. Não tenha medo dela ou dos sintomas, caso eles apareçam, é tudo normal. Porém, é sempre bom ir ao médico para confirmar que está tudo certo. Ainda mais se você tiver outros sintomas para além do corrimento ou do pequeno sangramento por três dias.

Se tiver ainda alguma dúvida sobre a nidação, deixe o seu comentário com suas perguntas aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *