Bebê de proveta: Como acontece a inseminação? É caro? Pode dar errado?

bebê de proveta

Os pais que desejam ter filhos, porém não conseguem através dos métodos naturais acabam optando por realizar alguns tipos de tratamentos ou recorrem até mesmo à reprodução assistida, que pode aumentar consideravelmente as chances de conseguir o seu sonhado filho, e por isso o famoso bebê de proveta, está se tornando cada vez mais comum.

Você sabe o que é o bebê de proveta e como ele funciona? Quanto custa e quais os riscos? Ainda não? Pois então esse artigo é para você, continue lendo e confira a seguir tudo o que você precisa saber!

O que é

Bebê de proveta é o termo utilizado para mencionar o bebê nascido através de técnicas não naturais como, por exemplo, a fertilização in vitro. Este termo foi proveniente do popular em inglês “test tube baby” onde no português do Brasil levou o nome de bebê de proveta.

Essa técnica é muito utilizada e as chances do procedimento ser bem sucedido são grandes, por isso é um tratamento muito indicado para as mulheres que possuem problemas de infertilidade.

bebe de proveta inseminação

Como funciona

O bebê de proveta poderá ser proveniente de duas técnicas de desenvolvimento humano assistido, a primeira e mais clássica é a fertilização in vitro, onde consiste em desenvolver o embrião fora do organismo humano, para posteriormente ser feito a transferência do embrião para o útero materno e assim tomar as devidas precauções de uma gravidez natural.

Outra forma de se obter um bebê de proveta é utilizando da técnica de injeção intracitoplasmática de espermatozoide, conhecida como (ICSI), onde é aplicada uma injeção com um único e melhor espermatozoide diretamente no óvulo materno, que acontece quando por algum motivo não há como isso acontecer naturalmente.

Quanto custa?

Os custos para se ter um bebê de proveta são bem altos, onde média uma fertilização in vitro clássica custa a partir de R$ 7.000,00 reais e uma injeção intracitoplasmática a partir  R$ 8.000,00.

Esses valores poderão sofrer alterações de acordo com cada caso, pois ainda poderão ser acrescidos os custos com medicações.

Procedimentos

Vários procedimentos terão de ser feitos até a confirmação da gravidez, por isso abaixo iremos exemplificar alguns dos principais procedimentos que são necessários para obter o seu bebê de proveta.

Exames iniciais

O primeiro procedimento a ser feito para se obter um bebê de proveta é o exame Inicial, onde será constatada a causa da não gravidez natural, somente após ser feito este exame o médico responsável dirá ou não se o melhor caminho para engravidar é mesmo a fertilização in vitro ou a injeção intracitoplasmática.

FIV

Em caso de confirmação que será realizada da fertilização in vitro, é então encaminhado o procedimento de medicação e estimulação do óvulo materno.

Este tratamento consiste em aplicar medicações à mãe do bebê de proveta, para que o óvulo seja estimulado até a recepção dos espermatozoides, este processo dura em média de 8 a 9 dias.

Retirada dos óvulos

Após os óvulos receberem a devida estimulação, ocorrerá a retirada desses óvulos que serão encaminhados para a clínica de laboratório in vitro.

Este processo baseia-se em um processo até mesmo simples, onde o óvulo é retirado através de uma agulha de punção, não demorando mais do que 30 minutos.

bebe de proveta espermatozoides

Coleta de espermatozoides

Agora é a hora de colher o espermatozoide do pai, este processo é feito na própria clínica de fertilização in vitro, que será responsável para fazer a seleção do melhor espermatozoide coletado.

Fecundação in vitro

Neste processo acontece a fecundação in vitro onde o biólogo responsável ficará observando cada detalhe da fecundação do espermatozoide com o óvulo em um processo que dura cerca de 5 dias.

Transferência do embrião

Por fim, após ser feito a fecundação do espermatozoide com o óvulo, o embrião que ainda está em fase de desenvolvimento é novamente transferido para o útero materno, para que assim, sejam retomados os procedimentos naturais de uma gravidez qualquer.

Pode dar errado?

É importante que os pais que desejam ter um bebê de proveta saibam que embora as chances de obter um sucesso na fertilização sejam grandes, esse método não garante 100% de chances de gravidez, por isso existem casos em que são necessárias várias tentativas até que a mulher fique grávida.

Você já tentou ter um bebê de proveta? Teve sucesso? Compartilhe conosco sua experiência.

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *