Colostro: O que é? Qual sua importância? Entenda tudo!

Poucas pessoas sabem, mas do seio da mãe não sai apenas o leite materno, mas também outras substâncias importantes ao desenvolvimento saudável da criança. Esse é o caso do colostro, um composto presente no seio da mãe e que é essencial para o bebê.

Nos tópicos a seguir você vai conhecer tudo a respeito do colostro. O que ele é, para que serve de fato, a importância, os benefícios e outras respostas para as suas principais questões. Confira!

O que é?

O colostro é um líquido que pode ser amarelado ou esbranquiçado que sai do seio da mãe, quando o bebê puxa o leite, antes do leite sair. Ele é muito comum nas primeiras mamadas, já que é nesse momento que a criança precisa consumir esse nutriente.

Ele é produzido pelo corpo da mãe antes mesmo dela produzir o próprio leite materno. Ele é considerado pelos médicos e pesquisadores como uma verdadeira vacina, que protege o bebê de diversos possíveis problemas de saúde.

Sustenta?

colostro

O colostro não foi feito para sustentar, apenas é uma forma de proteção que a mãe dá para o filho antes da produção do leite materno.

Mas pode ficar tranquila, se o seu peito só estiver saindo colostro e ainda não ter nada de leite, é porque ainda é o momento da criança tomar o colostro.

O bebê recém-nascido até os seis meses só tem uma alimentação que é o que sai do seio da mãe. O resto deve ser inibido e rejeitado.

Mesmo que a mãe não tenha leite, o ideal é buscar uma mãe de leite que doe o colostro e o leite materno para ser tomado por outros bebês em que a mãe não produz nem o leite e nem o colostro.

Colostro caseiro

Colostro caseiro é apenas para animais como bezerros que precisam tomar essa vacina também e a vaca não dá conta de fazer para todos os filhotes.

No caso de bebês, de filhos humanos, não tem isso de fazer colostro em casa. A própria mãe vai produzir o colostro e, caso ela não consiga, será utilizado o de alguma mãe de leite.

Antes do parto

Muitas mulheres têm dúvidas a respeito do vazamento de colostro que pode ocorrer até antes do parto. Os seios de algumas mães vazam naturalmente  e em outras isso não ocorre. Nas duas situações tudo está normal, não há nada de estranho ou errado.

É questão de natureza de cada uma mesmo. Em algumas mães esse líquido vai vazar antes ou após o parto e em outras não vai vazar e isso não quer dizer que ela não vai produzir o colostro ou o leite materno. Ambas as situações são normais e comuns.

É indicado até quando?

Não tem essa de indicação também. Enquanto o bebê puxar e vier colostro é o tempo que ele tem que tomar. Quando ele puxar e vier leite, quer dizer que ele já tomou a quantidade necessária do líquido para se proteger e ter um desenvolvimento saudável.

Não se preocupe demais com isso. O bebê é um ser inteligente, ele puxa do peito da mãe exatamente o que ele precisa para ficar saciado e saudável.

Se, por um acaso, tiver algum problema de falta de nutrientes, você vai estar sempre fazendo exames, o médico vai perceber e vai indicar algum tipo de suplementação para o seu filho. Fique tranquila que o bebê sabe o quanto ele precisa desse líquido e de leite para se sentir bem e saudável.

Qual a importância?

mãe amamentando seu filho

O colostro é essencial para proteger o bebê assim que ele sai da barriga da mãe e vem para o mundo. Esse nutriente fortalece todo o sistema imunológico do neném e isso evita o surgimento de infecções e demais problemas de saúde.

Nele é possível encontrar vitaminas A, E e K e outras substâncias importantes para a proteção e desenvolvimento do bebê como um todo. É como se fosse uma vacina geral mesmo, para a total proteção da criança.

Quais são os benefícios?

O benefício é manter o desenvolvimento saudável e correto do bebê. Ele ajuda na formação e na proteção dos olhos até o intestino, ou seja, o corpo inteiro do bebê fica bem, quando ele toma o colostro do seio da mãe.

Se tiver ainda alguma dúvida a respeito do colostro, deixe o seu comentário aqui embaixo!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *