Amamentação em livre demanda: O que é isso? Faz bem para o bebê? Quais os benefícios?

amamentação em livre demanda

A amamentação é um dos momentos mais importantes na vida de uma criança, pois é nesse momento que as mamães passam vários nutrientes ao bebê, nutrientes esses que são essenciais para que elas possam crescer com saúde. E devido a grande importância que a amamentação tem para os bebês, surgem muitas dúvidas a respeito dela, sendo que uma das principais dúvidas é a respeito da amamentação em livre demanda.

Você já ouviu falar em amamentação em livre demanda? Sabe o que é e se ela pode ou não ser o ideal para o seu bebê? Ainda não? Então esse artigo é para você, continue lendo e descubra tudo a seguir!

O que é a amamentação em livre demanda?

Para quem ainda não conhece, amamentar em livre demanda é o mesmo que amamentar sempre que o bebê quer. Assim sempre que o bebê começar a dar os primeiros sinais que deseja mamar, a mamãe irá amamentá-lo. Muitas pessoas pensam que isso pode não ser bom, porém esse é um grande engano, pois esse tipo de amamentação é o que mais traz benefícios à criança. Além disso, esse é um modelo de amamentação que está sendo muito procurado nos últimos tempos e recomendado inclusive por pediatras.

Quando a mulher opta por esse tipo de amamentação, ela irá ajudar a criança a aprender se saciar e ainda terá melhor controle da produção do leite materno.

Mas é preciso que a mãe fique atenta após decidir que deseja utilizar da amamentação em livre demanda, pois alguns bebês, principalmente os recém-nascidos, costumam dormir muito, e por isso se esperar até que eles peçam o leite, poderão ficar horas sem se alimentar, o que seria prejudicial a sua saúde.

Por isso, mesmo optando pela amamentação em livre demanda é necessário adaptar um pouco os horários dos bebês, e nos casos em que os bebês dormem muito, é necessário estipular horários para dar a amamentação a ele.

livre demanda amamentação

Quais são os benefícios?

Fazer uso da amamentação em livre demanda pode trazer muitos benefícios, tanto ao bebê como para a mamãe. Veja a seguir quais são os principais benefícios:

Previne endurecimento da mama

Após a criança nascer, o corpo da mulher começará a produzir leite para alimentar a criança, porém quando a criança mama pouco, o leite poderá começar a endurecer no peito da mãe e causar grande dor e desconforto.

Previne dor

Quando a criança está com muita fome, ela vai sugar o peito da mãe com muita força e isso poderá machucar as mamas.

Faz com que a criança alimente melhor

Quando a criança se acostuma com a alimentação em livre demanda, ela acaba se alimentando mais, assim irá garantir mais nutrientes e anticorpos.

Maior conexão entre o bebê e a mãe

A amamentação é um dos principais momentos entre o bebê e a mãe, pois nesse momento principalmente que o bebê sente todo o aconchego e carinho que sua mãe tem para oferecer, por isso quando ele mama muito, mais contato terá com a mãe, e por isso eles criarão uma conexão mais forte nesse momento.

até quando amamentar o bebê

Até quando eu devo amamentar o meu bebê?

Outra dúvida muito comum que surge a respeito da amamentação é sobre até quando a mãe deve amamentar o bebê. E é claro que não existe uma regra única a ser seguida, pois tudo dependerá do corpo da mulher e do quanto ela irá aguentar amamentar a criança.

Os médicos e nutricionistas recomendam que as mamães tentem amamentar os bebês pelo menos até os 6 meses de idade, sendo que nesse período o ideal é usar apenas a amamentação.

Após os 6 meses de idade, até aproximadamente 2 anos é recomendável que a mulher continue amamentando a criança, mas como uma complementação, pois ela já deverá começar a dar outros alimentos ao bebê.

Após os 2 anos não é necessário que a mulher continue com a amamentação do bebê, pois ele já estará bem nutrido e com um sistema imunológico melhor.

Contudo, infelizmente a realidade das mulheres brasileiras é um pouco diferente, e estudos comprovam que o tempo médio que as mulheres conseguem amamentar é de 2 meses.

Ficou alguma dúvida sobre a amamentação em livre demanda? Deixe um comentário!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *