Introdução alimentar: O que é? Quando e como fazer? Tudo que precisa saber!

Introdução alimentar bebê comendo papinha

Cuidar da alimentação é nutrição do bebê em seus primeiros meses de vida é muito importante, pois ele ainda é completamente dependente dos pais e apenas eles saberão o que podem ou não dar ao bebê e qual a melhor hora para introduzir um novo alimento. Até certo período é indicado que o bebê alimente apenas do leite materno, depois já é indicado começar uma introdução alimentar.

Você já ouviu falar na introdução alimentar? Sabe como ela funciona e o que você pode ou não oferecer ao seu bebê nesse período? Ainda não? Então esse artigo é para você, continue lendo e confira tudo a seguir!

O que é a introdução alimentar?

A introdução alimentar consiste no processo de começar a dar alguns alimentos ao bebê para que ele não consuma apenas o leite materno. Esse processo é muito importante para o bebê e para a família, por isso deve ser bem pensado para que tudo ocorra de uma forma tranquila.

Para evitar que o bebê venha a ter algum tipo de alergia ou mesmo obesidade infantil, é necessário que os pais saibam o que devem ou não dar aos bebês, a fim de ensiná-los a ter uma alimentação saudável e nutritiva desde os primeiros meses de vida.

Introdução alimentar bebê comendo macarrão

Quando começar a oferecer alimentos para o bebê?

É comum os pais ficarem com dúvidas em relação a quando podem começar a oferecer alguns alimentos ao seu bebê. O ideal é que a criança fique se alimentando apenas do leite pelo menos até o 4° quarto mês de vida, sendo que o mais indicado é que ela permaneça apenas com a amamentação até o 6° mês de vida.

Do 6° mês até os 2 anos é recomendável que a mãe comece a introdução alimentar associada com o leite materno.

Quais frutas oferecer na introdução alimentar?

Para que o bebê tenha uma boa alimentação e cresça de maneira saudável, é recomendável que a introdução alimentar comece com uma fruta amassada diariamente no período da manhã. Após alguns dias a criança já poderá consumir duas frutas ao dia, uma no período da manhã, outra à tarde.

A criança poderá consumir todas as frutas na introdução alimentar e o ideal é ir variando para que ela consiga conhecer vários sabores.

O que o bebê não deve comer?

Não existe muita restrição em relação ao que o bebê pode ou não comer durante a introdução alimentar. O ideal é que os pais comecem com alimentos de sabor mais adocicado, pois eles gostaram mais, mas devem dar papinhas salgadas a partir do oitavo mês de vida da criança.

Os pais devem variar o cardápio a fim de mostrar vários sabores à criança, dando preferência sempre a alimentos saudáveis e nutritivos.

Introdução alimentar bebê comendo cenoura

Dicas para uma boa introdução alimentar

Agora que você conhece um pouco mais sobre a introdução alimentar saudável, confira algumas dicas que poderão te ajudar a passar essa fase da melhor maneira possível:

  • Deixe alguns alimentos em pequenos pedaços

Muitos pais gostam apenas de dar papinha amassadinha aos bebês, porém o ideal é que junto a essa papinha tenha alguns pedaços, assim a criança terá um incentivo para mastigar.

  • Não force o bebê a comer

O início de uma introdução alimentar é bem complicado, pois a criança começa a negar essa alimentação e por isso os pais não deverão forçar que eles comam na hora, tente mais tarde quando o bebê estiver mais calmo.

  • No começo eles não costumam comer muito

É comum que no começo da introdução alimentar o bebê não queira comer muito, comece com poucas refeições e vá aumentando aos poucos, à medida que ele for se acostumando.

  • Evite papinhas de frutas prontas

O ideal é que você aposte nos alimentos mais naturais possíveis, assim a criança irá ganhar muito mais nutriente e crescerá com hábitos mais saudáveis.

  • Dê exemplo ao seu filho

A criança começará a observar a alimentação dos pais, por isso o ideal é que você coma alimentos saudáveis junto com ele, assim seu filho terá um incentivo maior durante as refeições.

Espero que você tenha gostado desse artigo, e se ainda ficou alguma dúvida sobre a introdução alimentar, deixe-nos um comentário que responderemos você em seguida.

0 Compart.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *