Como adotar uma criança? Entenda aqui todo o processo!

Como adotar uma criança?

Muitas pessoas sonham em ter filhos, porém nem sempre elas conseguem ter filhos de seu próprio sangue. Nesses casos, uma boa opção para essas pessoas é recorrer à adoção, assim poderão ter seus sonhados filhos e ainda irão dar um lar para as crianças que sonham em ter uma família. Mas você sabe como adotar uma criança?

Muitas pessoas que desejam adotar uma criança não sabem a fundo como funciona esse procedimento. É por isso que eu preparei esse artigo para falar tudo o que você precisa saber sobre como adotar uma criança.

O que é adoção?

A adoção é um procedimento no qual se cria um vínculo de filiação onde não possui um laço genético entre as pessoas. Ou seja, é um procedimento legal no qual uma pessoa assume uma criança ou adolescente nascido família  como seu filho.

A adoção é definitiva e irrevogável regulamentada pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Quando alguém adota uma criança é necessário que essa pessoa priorize as necessidades e os interesses da criança, visto que de acordo com a legislação, o ato de adoção é uma medida para garantir a convivência familiar e comunitária.

Como adotar uma criança: O que preciso fazer para adotar?

O processo de adoção não é mais tão simples, pois antes as crianças podiam ser adotadas para “consolar” os pais que não conseguiam ter seus filhos de maneira natural. Contudo isso foi modificado, e atualmente a principal regra de adoção é priorizar os interesses das crianças e adolescentes que buscam um lar.

Para uma pessoa conseguir adotar uma criança ou adolescente é necessário enfrentar uma parte burocrática, veja um pouco dela abaixo:

Como adotar uma criança?

Decisão judicial

Para que a adoção possa ser feita é necessário que haja uma decisão prolatada por um juiz, não podendo mais utilizar de uma escritura pública para isso.

Os pais biológicos precisam consentir

Se os pais biológicos da criança foram reconhecidos e não estiverem destituídos do poder familiar, é necessário que eles concordem com a adoção da criança para que o processo tenha continuidade.

A criança deverá consentir com o processo de adoção

As crianças que possuem mais de 12 anos precisam autorizar para serem adotadas, pois com essa idade já conseguem dizer se tem sintonia com a família que deseja adotá-lo, a fim de facilitar a convivência.

Tempo de convivência

Antes de ser finalizado o processo de adoção, a criança ou adolescente deverá passar um período com os pais adotivos para que assistentes sociais e psicólogos possam analisar como está sendo a convivência e se ela é o melhor para a criança.

Respeito da idade mínima entre adotando e adotado

Para que uma pessoa possa adotar uma criança ou adolescente, além de possuir mais de 18 anos, ela deverá ter uma diferença de idade entre a pessoa que deseja adotar de no mínimo 16 anos.

Como adotar uma criança?

Quanto tempo demora?

Se você deseja saber como adotar uma criança, é preciso estar ciente de que o procedimento pode ser bastante demorado. Não é possível dizer um tempo exato, pois tudo irá depender do perfil da criança escolhida.

As pessoas que fazem poucas exigências na hora de adotar uma criança poderão conseguir em menos de 1 ano, mas as que tem mais exigências podem ficar até 5 anos esperando para conseguir realizar o processo de adoção.

Como entrar na fila de adoção?

Quem deseja entrar para a fila de adoção deverá primeiramente atender a todos os requisitos necessários, como idade mínima, declaração de sanidade mental e física, e possuir como comprovar seus rendimentos e seu endereço.

Em seguida é necessário apenas que a pessoa faça uma petição junto ao seu advogado na vara da criança e da juventude. Se a sua petição for aprovada ela estará na fila de adoção e terá um cadastro local e nacional nos sistemas de adoção.

Documentos

Quem deseja começar o processo de adoção deve ter em mãos:

  • Carteira de identidade
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou de casamento
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de residência
  • Atestado médico de sanidade física e mental
  • Certidões civil e criminal.

Ficou alguma dúvida sobre como adotar uma criança? Deixe-nos um comentário e responderemos você assim que for possível!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *